Exmos. Senhores,
No dia 29 de novembro (blackfriday), comprei no site umas nike DN. No entanto, e apenas 3 meses depois, as sapatilhas rasgaram completamente, num dos pés, à frente. Não achando justificável que isso aconteça, contactei a snipes.
A resposta foi: "Por favor, devolve o produto gratuitamente utilizando o documento de devolução e a etiqueta de retorno da UPS que segue em anexo.
Assim que recebermos e processarmos a tua devolução, reembolsaremos o teu montante.
Infelizmente, não temos a possibilidade de efetuar uma troca. No entanto, é possível obter diretamente o artigo de troca pretendido e encomendá-lo novamente, se estiver disponível na loja online."
Ao que eu não me conformei, porque acho injusto ter pago 80€ por umas sapatilhas, elas não apresentarem qualidade, e agora se quiser o mesmo modelo terei de pagar o dobro.
respondi: "Em resposta à vossa proposta de reembolso referente às sapatilhas adquiridas na Black Friday, venho por este meio exercer os meus direitos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 84/2021.
O artigo 12.º desse diploma estabelece que este tipo de bens beneficiam de uma garantia de 3 anos. Adicionalmente, o artigo 15.º prevê que, em caso de falta de conformidade, o consumidor tem direito à reparação ou substituição do produto, e só quando estas forem impossíveis pode ser proposta a resolução do contrato (devolução do dinheiro).
Assim, recuso a solução proposta, pois um reembolso inferior ao valor necessário para adquirir um produto equivalente não restabelece a conformidade do bem. Solicito, portanto, a substituição das sapatilhas por um par novo ou equivalente.
Aguardo a vossa resposta. Caso contrário, terei de recorrer ao Livro de Reclamações e às entidades competentes, como a DECO ou o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo."
Posteriormente, a empresa começou por arranjar solução dizendo que: " Como já lhe foi informado e está explícito no nosso site, não é possível fazer trocas online apenas devolução e uma nova compra do artigo ao qual claro enviaremos um novo código de desconto para que se mantenha ao mesmo preço adquirido.
Neste caso o código será corretamente enviado após enviar nos o artigo danificado ? ". A situação parecia resolvida. Porém, no site não há o artigo. Questionei como seria. disseram-me que " neste caso só é mesmo possível efectuar um reembolso sendo que já não há o artigo disponível.".
Como é suposto o cliente ficar satisfeito com isto?
Agradeço resolução desta questão