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Apelo Urgente à Revisão das Práticas Bancárias e Proteção dos Consumidores Face aos Lucros Recordes

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. P.

Para: Banco BPI

19/03/2024

Caros Senhores da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor,Encontro-me numa situação de grande descontentamento e desilusão, não só com o Banco BPI, mas com o panorama geral das práticas bancárias em Portugal, que considero serem profundamente prejudiciais para os consumidores. Face a esta realidade, venho solicitar o vosso apoio e intervenção.Recentemente, deparei-me com um aumento súbito e sem justificação da mensalidade do meu empréstimo no BPI, situação que, infelizmente, não é única nem isolada, mas sim indicativa de um problema mais vasto que afeta muitos consumidores portugueses. Num ano marcado por dificuldades económicas para grande parte da população, os principais bancos do país, incluindo o BPI, reportaram lucros recordes, levantando sérias questões sobre as práticas que permitem tais resultados financeiros, especialmente quando estes parecem ser alcançados à custa dos consumidores.A minha tentativa de renegociar o spread do meu empréstimo revelou-se não só infrutífera devido à falta de abertura do banco para dialogar de forma construtiva, mas também foi uma oportunidade para o banco tentar vender produtos adicionais irrelevantes para a minha situação financeira. Ainda mais alarmante foi o aumento da mensalidade em 600 euros, um peso financeiro adicional que não foi antecipado nem comunicado de forma transparente.Face a este cenário, recorro à DECO solicitando:Orientação sobre os melhores passos a seguir para contestar este aumento injustificado e buscar uma resolução justa para a minha situação.Apoio na sensibilização para estas práticas bancárias, que considero serem eticamente questionáveis e potencialmente contrárias aos direitos dos consumidores.Intervenção junto das entidades reguladoras ou outros mecanismos legais que possam existir para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e protegidos, e que práticas como estas sejam devidamente sancionadas.Acredito que a vossa intervenção e apoio podem ser cruciais não só para a minha situação individual, mas também para promover uma mudança mais ampla nas práticas bancárias em Portugal, assegurando que os direitos dos consumidores sejam uma prioridade.Agradeço antecipadamente a vossa atenção e apoio nesta matéria e fico ao dispor para fornecer qualquer informação adicional que considerem relevante.Com os melhores cumprimentos,

Mensagens (5)

Banco BPI

Para: J. P.

19/03/2024

DIV.BPIEditor1font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C DIV.BPIEditor1 P font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C Exmo.(a) Senhor(a),No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em anlise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto.Para comunicaes referentes a esta questo, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referncia indicada no assunto.Com os melhores cumprimentos,Banco BPI----- Processo: [BPI-D-95054486] --------------- Mensagem 1 ----------Assunto: [EXTERNAL] Recebeu uma reclamao: Apelo Urgente Reviso das Prticas Bancrias e Proteo dos Consumidores Face aos Lucros Recordes - (CPTPT01989297-21)Data Real: 19-03-2024 20:17:49--- Processo: [BPI-D-95054486] -----

Banco BPI

Para: J. P.

20/03/2024

DIV.BPIEditor3font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C DIV.BPIEditor3 P font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C Exmos. Senhores,Na sequncia do seu contacto, informamos quepor forma a podermos dar seguimento situao exposta e tratando-se de uma reclamao, a mesma dever ser enviada para o endereo de e-mail gestao.reclamacoes@bancobpi.pt. Encontramo-nos sua disposio para qualquer esclarecimento adicional.Com os melhores cumprimentos,Nuno RamosAlmeidaDI-CENTRO DE ATENDIMENTO ESCRITO----- Processo: [BPI-D-95054486] --------------- Mensagem 2 ----------Assunto: RE: Recebeu uma reclamao: Apelo Urgente Reviso das Prticas Bancrias e Proteo dos Consumidores Face aos Lucros Recordes - (CPTPT01989297-21)[BPI-D-95054486]itor1font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C DIV.BPIEditor1 P font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C Exmo.(a) Senhor(a),No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em anlise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto.Para comunicaes referentes a esta questo, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referncia indicada no assunto.Com os melhores cumprimentos,Banco BPI---------- Mensagem 2 -------------------- Mensagem 1 ----------Assunto: [EXTERNAL] Recebeu uma reclamao: Apelo Urgente Reviso das Prticas Bancrias e Proteo dos Consumidores Face aos Lucros Recordes - (CPTPT01989297-21)Data Real: 19-03-2024 20:17:49From: To: bancobpi@mail.bancobpi.ptData: Mar 19 2024 8:19PM Esta mensagem provm de um remetente EXTERNO (): tenha especial cuidado com links ou ficheiros anexos.---------- Mensagem 1 --------------- Processo: [BPI-D-95054486] -----

J. P.

Para: Banco BPI

06/04/2024

Nao recebi nenhuma comunicação nem resposta como de costume os argumentos por parte do BPI são inexistentes de tanta incompetência

Banco BPI

Para: J. P.

06/04/2024

DIV.BPIEditor1font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C DIV.BPIEditor1 P font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C Exmo.(a) Senhor(a),No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em anlise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto.Para comunicaes referentes a esta questo, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referncia indicada no assunto.Com os melhores cumprimentos,Banco BPI----- Processo: [BPI-D-95236921] --------------- Mensagem 1 ----------Assunto: [EXTERNAL] A sua reclamao para a/o Apelo Urgente Reviso das Prticas Bancrias e Proteo dos Consumidores Face aos Lucros Recordes - (CPTPT01989297-21)Data Real: 06-04-2024 18:56:20-- Processo: [BPI-D-95236921] -----

Banco BPI

Para: J. P.

09/04/2024

DIV.BPIEditor3font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C DIV.BPIEditor3 P font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C Exmos. Senhores, Na sequencia do vosso contacto, informamos que , tratando-se de uma reclamao, a mesma tem que ser enviada para o endereo de e-mail gestao.reclamacoes@bancobpi.pt. Certos da sua compreenso, subscrevemo-nos,Com os melhores cumprimentos,Ana FilipaAurlioDI-CENTRO DE ATENDIMENTO ESCRITO----- Processo: [BPI-D-95236921] --------------- Mensagem 2 ----------Assunto: RE: A sua reclamao para a/o Apelo Urgente Reviso das Prticas Bancrias e Proteo dos Consumidores Face aos Lucros Recordes - (CPTPT01989297-21)[BPI-D-95236921]tor1font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C DIV.BPIEditor1 P font-size: font-family: margin: 0pt padding:0 line-height: color:070C3C Exmo.(a) Senhor(a),No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em anlise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto.Para comunicaes referentes a esta questo, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referncia indicada no assunto.Com os melhores cumprimentos,Banco BPI---------- Mensagem 2 -------------------- Mensagem 1 ----------Assunto: [EXTERNAL] A sua reclamao para a/o Apelo Urgente Reviso das Prticas Bancrias e Proteo dos Consumidores Face aos Lucros Recordes - (CPTPT01989297-21)Data Real: 06-04-2024 18:56:20From: To: bancobpi@mail.bancobpi.ptData: Apr 6 2024 7:57PM Esta mensagem provm de um remetente EXTERNO (): tenha especial cuidado com links ou ficheiros anexos.---------- Mensagem 1 --------------- Processo: [BPI-D-95236921] -----------------------disclaimer------------------Esta mensagem e quaisquer anexos so confidenciais, podendo conter informao sujeita a sigilo profissional ou qualquer outro dever de confidencialidade ou de segredo. Caso no seja o destinatrio deste e-mail, no dever usar, copiar ou revelar o seu contedo, solicitando-se que contacte o emissor com a brevidade possvel e apague esta mensagem. Obrigado pela colaborao.------------------disclaimer------------------


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