Exmos Senhores,Boa noite,Na sequência da exposição abaixo cumpre-nos RESPONDER, com o seguinte teor: 1. A Escola Secundária de Pinhal Novo contactou os N/serviços, a 19 de Setembro de 2019, para auxiliar na organização da viagem a Futuroscope/Paris. 2. O programa, serviços e datas foram acordadas entre as professoras responsáveis da organização e o Club AF. 3. A 11/11/2019 por proposição do Club AF e aceitação do grupo de professores responsáveis pela organização, foi realizada uma reunião entre eles e os pais com o intuito de, previamente à inscrição, estes terem conhecimento das condições gerais e especiais da viagem. 4. Nessa reunião foram apresentadas as condições de viagem, os serviços incluídos, bem como acordadas as datas de pagamento e respectivas quantias. 5. Tudo alicerçado num power-point de trabalho apresentado naquele dia, o qual sem autorização desta entidade foi enviado para V.Exas, não salvaguardando os direitos de imagem e a protecção de dados daqueles que nele figuram. 6. Entre os assuntos foram igualmente apresentadas as condições da N/apólice de seguro - bem como a possibilidade de 'Cancelamento Antecipado por Motivo de Força Maior'. - Doc. 1 que se junta e se dá por reproduzido 7. As situações consideradas de 'força maior' encontram-se exaustivamente elencadas e, entre elas, epidemias. 8. Ora, é, por isso, falso que tenha o Club AF publicitado um serviço e uma cobertura que não disponha incluída nos seus serviços. 9. Contudo, esta situação terá de estar devidamente conjugada com o disposto no art.° 4° dessas mesmas condições, a saber: 10. O art.° 4° das Condições Particulares, preve 'O Segurador, (.) garante o pagamento dos gastos irrecuperáveis, (.)sempre que antes do início da viagem se verifiquem circunstância inevitáveis e excecionais no local de destino (.)' 11. Nesse sentido, após a recomendação da DGEstE e a divulgação noticiosa realizada, no imediato o Club AF entrou em contacto com a seguradora RNA-VITORIA que esclareceu que o destino 'França' não estava naquela data prejudicado, porquanto não havia, qualquer ocorrencia no destino contratado que, previsivelmente, inviabilizasse ou pusesse em causa a segurança bem como a realização das visitas programadas para o próximo dia 27 de Março a 02 de Abril de 2020. 12. Desse facto, foi informada a Escola, por e-mail a 26/02/2020. - Cfr. Doc. 2 cujo teor se dá por integralmente reproduzido 13. Não havia, por isso, naquela data, nenhuma posição oficial por parte da DGS, OMS e corroborada pelo Portal das Comunidades Portuguesas que determinasse a necessidade de cancelamento de viagens para França ou impossibilidade dos alunos saírem de território nacional como o indicaram expressamente para Milão e o Norte de Itália. 14. Contudo, e não obstante essa situação o Club AF, a 02/03/2020, alertou que os gastos irrecuperáveis naquela data seriam do valor de Eur350,02. - Doc. 3 que se junta e para os devidos efeitos se dá por reproduzido 15. Não corresponde, por isso, à verdade, que só seria permitido cit. 'cancelamento, sem motivo de força maior (.)'. 16. No mais, os gastos irrecuperáveis sempre seriam aqueles que, independentemente do motivo e quem os assumiria (pais ou Seguradora), teria de ser liquidado ao CLUB AF. 17. Aliás que, o Club AF é completamente alheio a qualquer decisão de elegibilidade ou não, de reembolso de despesas irrecuperáveis a ser atribuído pela Seguradora. 18. Não pode o Club AF, todavia, assumir que nas datas programadas para a viagem contratada, os serviços reservados não possam encerrar por um qualquer conjunto de circunstâncias fortuitas e adversas, que impossibilite a realização daquela visita. Todavia e conforme consta do próprio programa de viagem, a organização reserva-se o direito de alterar o programa em caso de algum constrangimento, com o único objectivo de poder prestar todos os serviços contratados aos clientes. (situação que sucede com assídua frequencia quando os ventos são fortes e há impossibilidade de visitar o 3° andar da Tour Eiffel, havendo possibilidade de visitar noutro dia, a Fundação em conjugação de esforços com o Club AF reagenda essa visita) 19. Não houve, até à presente data, por parte dos serviços contratados e espaços a visitar, qualquer restrição de abertura ao público. 20. No mais, até o museu do Louvre está já em pleno funcionamento. 21. Por isso, não pode o Club AF aceitar a imputação que a esse respeito lhe é endereçada, por falsa e baseada em meras suspeições. 22. Aliás que, mantendo a politica de proximidade para com os clientes, o Club AF decidiu de imediato contactar todos os prestadores de serviços locais no sentido de negociar alteração de datas para a viagem já contratada, o que foi dado a conhecer à Escola ainda a 02/03/2020. 23. A 03/03/2020, pelas 18h50, no seguimento dos contactos telefónicos realizados ao longo dia, já só faltava o Hotel em Paris indicar para que datas aceitava proceder a essa alteração, já que não procederia a qualquer reembolso dos valores pagos. Cfr. Doc. 4 que se junta e para os devidos efeitos se dá por reproduzido. 24. Situação que sabemos que foi dada a conhecer aos pais, incluindo à Reclamante, no mesmo dia, por e-mail, pelas 21h17. - Cfr. Doc.5 que se junta e se dá por reproduzido. 25. Por isso, no dia e à hora da Reclamação realizada pela Reclamante a que agora se responde, já esta tinha conhecimento que o Club AF tinha proposto a alteração de datas e que aguardava indicação do hotel para apresentar à Escola as ditas possibilidades. 26. Assim sendo e não obstante ter conhecimento desse facto, não se coibiu a Reclamante de prestar falsas declarações, bem sabendo que ao faze-lo, por não corresponderem à verdade, sempre estaria a denegrir a imagem da Escola do seu educando, a pôr em causa a perspicácia e o trabalho árduo dos professores da organização da viagem, o empenho da Direcção daquele Estabelecimento que, em colaboração e conjugação de esforços, está a auxiliar no intuito de ver ultrapassado este constrangimento que, como é público, é alheio a todos os intervenientes, para além de que, pôs em causa a imagem e bom nome do Club AF. 27. Situação que, por ser FALSA, lesa de forma directa, consciente e deliberada, o profissionalismo e a reputação do Club AF e daqueles que nela trabalham. 28. De referir ainda que na presente data foi já apresentada aos Professores da Organização as datas propostas pelos hotéis para a sua RECALENDARIZAÇaO (SEM QUALQUER CUSTO) desta viagem, ficando aquele grupo de professores de auscultar os representantes dos pais sobre a vontade de manter a viagem para a data aprazada ou, em alternativa, realizá-la na nova data proposta. - Cfr. Doc. 6 que se junta e se dá por reproduzido 29. Por fim, mas não menos importante, o Club AF é uma agencia de viagens que se encontra no mercado e onde é publicitada pelas entidades competentes, bem como pelos seus pares como 'especialista no destino França'. Facto que é público e reconhecido. Todavia e porque uma das premissas desta agencia é a transparencia, junto se remete foto de diplomas que atestam essa mesma qualidade. - Cfr. Doc. 7 e 8 que se junta. 30. Por isso é TOTALMENTE FALSO o teor da exposição/reclamação apresentada e a que agora se responde.Certa da V. atenção subscrevo-me com cortesia,Vânia SantosDept JurídicoMelhores Cumprimentos /Best Regards[cid:image001.jpg@01D4B3CA.9BCFA770]Rua de Penassol, n° 119 Fermentões, 4800 - 179 Guimarães, PortugalRNAVT N° 2814 - Contribuinte n° 509 038 123Tlf: +351 253 556 787 - Fax: +351 253 556 787 - Website: www.clubaf.com[Descrição: Descrição: Sem Título] Condições gerais