Produtos de marca própria aumentaram mais do que os de fabricante
Em 2022, um cabaz de produtos de marca própria aumentou 32% e os de marca de fabricante 13 por cento. Mesmo assim, a compra dos primeiros continua a compensar.
- Especialista
- Fátima Martins
- Editor
- Isabel Vasconcelos

Para conhecer a poupança alcançada num cabaz composto apenas por produtos de marca própria, face aos equivalentes que envergam a marca do fabricante, a DECO PROTESTE monitorizou, durante 2022, o custo de 60 produtos. Constatou que, num ano, os 30 de marca própria aumentaram, em média, mais do que os 30 de fabricante. Por isso, embora continuem a garantir uma poupança superior, o valor desta desceu.
Poupar menos ao fim de um ano
Em 2022, os preços médios da grande maioria dos produtos considerados subiram bastante acima da taxa de inflação. A DECO PROTESTE constatou ainda que 23 produtos, dos 30 de marca própria, viram os respetivos preços aumentar mais, em termos relativos, do que os homólogos com marca de fabricante. Como tal, caiu o potencial de poupança que os consumidores poderiam obter ao optarem por produtos de marca de distribuidor.
Mas, apesar das conclusões do estudo, em geral, os produtos de marca própria continuam a compensar face aos de fabricante. Daí que se mantenham como uma boa opção para os consumidores, quando o objetivo é fazer baixar a despesa do supermercado.
Diferença a esbater-se
Há produtos cuja poupança face à versão de fabricante esbateu-se bastante. Por exemplo, na compra de massa em espirais, no início do ano, quem optasse por marca própria conseguia poupar, em média, 48% face à de fabricante. A 31 de dezembro, a diferença era apenas de 22 por cento. A razão: enquanto o preço do produto de fabricante desceu 4% (de 1,32 euros para 1,27 euros), o do distribuidor aumentou 44%, passando de 0,69 euros para 0,99 euros. Quase todos os produtos aumentaram entre as duas datas, mas os de marca própria, na grande maioria dos casos, subiram mais.
Como foi feito o estudo
De 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022, a DECO PROTESTE controlou, todos os dias, os preços de 60 produtos – 30 de marca própria, de gama média, e os equivalentes com marca de fabricante – nas lojas online de cinco supermercados: Auchan, Continente, Intermarché, Minipreço e Pingo Doce. Na seleção, procurou produtos de distribuidor com quantidade igual ou o mais próxima possível da fornecida pelos de fabricante. Quando não era possível, para os preços serem comparáveis, calculou o custo de uma quantidade igual à do produto de fabricante. De seguida, encontrou o preço médio por produto, em todas as lojas online onde estava disponível, e somou o preço médio de todos os produtos, obtendo o custo total por dia.
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