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Cuidados a ter com as compras no Facebook

21 julho 2020
Cuidados a ter com a compra de produtos e serviços via Facebook.

Problemas na entrega e na devolução de produtos e impossibilidade de contacto pós-venda são as principais reclamações que recebemos de quem fez compras através do Facebook. Saiba como agir.

Fazer compras via Facebook pode ser muito prático, mas é também arriscado. A maior parte das  "lojas" não se encontra registada como empresa em Portugal, nem tem um endereço físico de contacto. E há muitos vendedores particulares que optam por este canal para divulgar e escoar os seus produtos. Logo, a resolução de um possível conflito torna-se difícil.

Foi durante o período de confinamento, causado pela pandemia, que as queixas se intensificaram. Recebemos relatos de produtos pagos que nunca chegaram ao destino, de dados falsos fornecidos pelos vendedores, de devoluções que não são bem-sucedidas e de vendedores que simplesmente bloqueiam o cliente quando este reclama, apagando a sua mensagem e quebrando qualquer possibilidade de contacto futuro.

Fazer uma queixa na plataforma Reclamar

As compras através da internet têm algum risco e aquelas feitas via Facebook não são exceção. Mas há cautelas que podem evitar muitos dissabores. Siga as nossas recomendações.

  1. Pesquise o máximo de informação sobre a página. Peça referências e tente averiguar se há muitas reclamações online sobre este vendedor.
  2. Antes de avançar para a compra, tente obter um endereço físico ou um contacto telefónico do vendedor. Ligue para pedir esclarecimentos. Se nunca atenderem, desconfie. Lembre-se de que abrir um negócio via Facebook é fácil, mas encerrá-lo também é.
  3. Desconfie de produtos muito baratos. Faça todas as perguntas e analise de forma ponderada as respostas que receber.
  4. Sempre que possível, opte pelas formas de pagamento mais seguras, como a transferência bancária, o multibanco ou o pagamento à cobrança. Certifique-se de que recebe um comprovativo da encomenda, com a descrição do produto, o preço, o endereço do vendedor e o prazo de entrega.
  5. Se o vendedor for uma empresa, o consumidor dispõe de um prazo de 14 dias seguidos para desistir de uma compra já efetuada. No entanto, essa possibilidade não está prevista para quem compra a vendedores particulares.
  6. Suspeite de vendedores que fazem muita pressão para concluir o negócio. Nunca arrisque sem investigar o anúncio adequadamente.
  7. Se o produto encomendado não chegou dentro do prazo, contacte de imediato o vendedor para agendar novo prazo de entrega ou cancelar a compra, solicitando o reembolso.

Caso pretenda a nossa intervenção para tentar resolver um conflito de consumo, registe a sua queixa na nossa plataforma Reclamar. Pode também apresentar queixa às autoridades nos seis meses seguintes. Nos casos de vendas à distância, onde se enquadram as compras pela via internet, os tribunais têm entendido que o consumidor só tem conhecimento de que foi vítima de possível burla depois de expirado o prazo previsto para a chegada da encomenda.

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