O que guardam o Google e o Facebook sobre a sua vida
Quer saber que informação é guardada e processada pela Google e pelo Facebook? Mostramos como consultar e aceder aos dados pessoais que foram criados com a utilização dos serviços.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) obrigou as empresas a disponibilizar formas de os consumidores poderem aceder a todos os dados pessoais que deram para utilizar determinadas ferramentas ou serviços. Esta obrigação inclui a possibilidade de poder pedir o acesso a um ficheiro com toda a informação que o serviço guarda sobre si.
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Os consumidores podem migrar os seus dados e não ficar presos a um serviço. Conseguem, por exemplo, migrar os dados de atividade física, no caso de quererem trocar de serviço de tracking, ou migrar os álbuns de fotografias de um serviço cloud.
No entanto, fazer a migração, usando o histórico de dados e o acesso aos dados pessoais, pode ser bastante complicado em alguns casos. Fomos verificar, na prática, como descarregar todos os dados e aceder ao seu perfil no Google e Facebook. Veja como fazê-lo.
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No acesso aos dados pessoais no Google, encontrámos muita informação para traçar um perfil detalhado do utilizador, que pode ser usada, por exemplo, para receber publicidade direcionada.
Entre a informação encontrada destacam-se:
- histórico de páginas web visitadas e anúncios visualizados, pesquisas de imagens, visualizações no YouTube e de todas as apps usadas no smartphone;
- pesquisas de notícias feitas no Google news;
- termos usados na caixa de pesquisa do Gmail para encontrar e-mails;
- pesquisas no maps e histórico de deslocações efetuadas;
- vídeos e fotos do Google Fotos e de outros serviços Google, tais como o Google+, o Blogger e o Hangouts;
- dados dos dispositivos, divisões e casas (por exemplo, nomes e proprietários) e a estrutura dos mesmos (por exemplo, que dispositivo está em cada divisão);
- dados de atividade do Google Fit e lembretes ou notas (Google keep).
Imagine o que um algoritmo avançado e em constante evolução, que cruza todos estes dados, consegue descobrir sobre si. O nível de detalhe na criação de perfis individuais é muito elevado.
Como descarregar os dados
Para descarregar um ficheiro com os seus dados de utilização, basta ir ao site Google Takeout e fazer o login com a conta Google da qual pretende extrair os dados. Escolha se quer recolher os dados de todos os serviços do Google ou selecione, de forma individual, a quais quer aceder.
Feita a seleção, é possível escolher o formato no qual se acede ao ficheiro exportado (zip/tgz) e o tamanho máximo de cada ficheiro comprimido (entre 1 a 50 GB). No nosso caso, com a opção de 2 GB por ficheiro e sem o álbum de fotos, recebemos 3 ficheiros, com um total de cerca de 4,7 GB. A quantidade vai depender da sua atividade e dos serviços para os quais escolheu descarregar os dados.
Existe também a opção de receber um e-mail com o link para descarregar os dados. Após algumas horas, recebe-o na caixa de correio eletrónico e basta descompactar os dados para aceder à informação. O processo pode demorar algum tempo se a informação for muita. Vai receber os ficheiros em formato *.html, fácil de abrir num browser (Edge, Chrome ou outro).
Verificar os dados sem descarregá-los
Caso apenas pretenda verificar que tipo de dados estão armazenados, pode também consultá-los online. Por exemplo, no histórico de localizações, vai encontrar o registo dos locais onde esteve, a que horas ou como se deslocou. Para não haver registo desta informação, pode desativar o serviço do histórico de localizações. Já foi admitido pela própria Google que, mesmo ao desativar esta opção, continuam a recolher uma localização aproximada dos aparelhos, através de triangulação de estações emissoras.
As interações que teve com os serviços Google estão listadas em a minha atividade. Aqui encontra todas as páginas web visitadas, apps usadas, anúncios visualizados, termos de pesquisa para localizar e-mails (Gmail) e locais pesquisados no maps. Também pode desativar esta funcionalidade nos “controlos da atividade”.
Personalização de anúncios
A informação utilizada para construir o seu perfil é também usada para efeitos de publicidade direcionada, que o Google explica aos seus clientes.
A lista de interesses que o Google estima que um utilizador tenha pode ser vasta e não corresponder aos verdadeiros interesses da pessoa, pois a listagem parece ser feita a partir de todas as pesquisas ou utilizações. A seleção para desativar esta opção surge logo no topo da página.
Para descarregar um ficheiro com os seus dados de utilização no Facebook, aceda a “Definições e privacidade”, seguido de “Definições” e “As tuas informações do Facebook”. Por fim, vá a “Descarregar as tuas informações”. Pode escolher o tipo de informação que pretende descarregar entre uma vasta lista de opções. Também no caso do Facebook, o acesso à informação, é relativamente simples e transparente.
No nosso caso, com pouca atividade no Facebook, selecionámos tudo e escolhemos uma qualidade reduzida para as imagens (que podem influenciar muito o tamanho do ficheiro). O tamanho do ficheiro gerado foi bastante mais pequeno do que o gerado pelo Google (cerca de 12 MB).
Tal como no Google, os ficheiros recebidos estavam em formato *.html, mas também havia a opção de descarregá-los em .JSON.
Na informação descarregada encontrámos várias listas:
- contactos (e-mails e telefónicos);
- anúncios que foram consultados na utilização do Facebook;
- todos os comentários feitos a publicações no Facebook, assim como todas as publicações feitas e posts recebidos;
- pesquisas;
- interesses em eventos passados;
- amigos (pedidos de amizade recebidos, rejeitados ou removidos);
- atividade em grupos do Facebook;
- histórico diário de localizações, de reações a publicações (likes), de todas as mensagens trocadas no Facebook messenger e de IPs usados para login e de localizações;
- artigos comprados ou vendidos no marketplace;
- fotos e vídeos partilhados no Facebook ou noutros serviços relacionados.
Da informação também consta a lista com interesses do utilizador, identificados pelo Facebook, para serem usados em publicidade direcionada. Tal como no Google, a lista é extensa e parece incluir tudo o que já alguma vez tenha sido pesquisado, o que pode não corresponder aos verdadeiros interesses do utilizador.
Verificar os dados sem descarregar
Pode aceder, facilmente, aos dados associados ao seu perfil sem os descarregar. A informação está disponível em "Definições", "As tuas informações do Facebook" e "Aceder às tuas informações".
Caso queira apenas visualizar a informação sem a descarregar, vai aceder quase ao mesmo a que tinha acesso caso descarregasse o ficheiro.
Também pode gerir as preferências de utilização dos seus dados e escolher publicidade direcionada. É-lhe explicado que o seu perfil se baseia, entre outros, em informação de perfil do Facebook e Instagram (propriedade do Facebook), páginas de que gosta, atividade com outros negócios (o Facebook cruza os dados que fornece a essas empresas, como números de telemóvel ou e-mail, com a sua própria base de dados para identificar os utilizadores), atividade em sites e apps (por exemplo, sempre que se partilha um conteúdo que estamos a visualizar com o botão de partilha do Facebook) e histórico de localização.
Nas "Definições de publicidade", o utilizador também pode gerir se quer receber anúncios baseados em dados de parceiros ou na atividade que tem nos produtos do Facebook que vê noutros locais.
O Facebook explica como é gerada a publicidade direcionada e o utilizador pode escolher a que quer receber.