Como testamos

Lojas online: como avaliamos

Lojas online - como avaliamos?

Para avaliar as lojas, são considerados dois fatores de peso: as questões técnicas e jurídicas e a satisfação do utilizador. Saiba como a DECO PROTESTE avalia as lojas online.

A qualidade global de cada loja resulta da combinação das questões jurídicas e da experiência do utilizador. Quando não há dados sobre a satisfação do utilizador, a DECO PROTESTE aprecia a loja a partir da avaliação jurídica.

A avaliação jurídica considera vários critérios. As lojas online devem cumprir requisitos na informação, para garantir que tudo corre sem risco para os consumidores. Para a avaliação, é considerada a informação no site, sobretudo a descrição completa do produto, com as características essenciais e fotografias. Também são avaliadas outras questões de caráter prático. Os consumidores também devem conhecer a disponibilidade do artigo, a data-limite de entrega e, antes de concluir a encomenda, o custo total, incluindo IVA e despesas de envio.

Os termos e condições, também obrigatórios, devem ser fáceis de encontrar e claros. É analisado se incluem cláusulas ilegais e abusivas. Também é verificada a política sobre dados pessoais, bem como se é possível devolver o produto no prazo de 14 dias após a receção e se o reembolso do valor pago é realizado dentro do prazo legal. A DECO PROTESTE contempla ainda questões de logística, como o modo de entrega dos produtos e o tipo de pagamento aceite pela loja. Um dos modos deve ser gratuito para o consumidor.

Na satisfação do utilizador, é valorizada a experiência do cliente com a loja online, como, por exemplo, o tempo de entrega e a facilidade de utilização do site. O último inquérito online foi realizado em junho de 2022 junto dos subscritores das revistas da DECO PROTESTE. Cada participante podia relatar até cinco experiências de compras online (sempre as últimas), apesar de só poder responder uma única vez ao questionário. Para aumentar a quantidade de lojas avaliadas, juntaram-se as respostas obtidas no inquérito realizado em junho de 2021, num total de 22 047 experiências de compras.