Cartas-tipo

Reclamação por roupa estragada em lavandaria

16 fevereiro 2017
carta-tipo

16 fevereiro 2017
Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Nome e morada completa do remetente

Nome e morada completa do destinatário

Localidade e data

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Fato estragado.

Exmos. Senhores,

No passado dia 22 de março, entreguei para limpeza, no vosso estabelecimento, um fato completo, composto por calças e casaco, em lã e de cor cinzento-escura, como consta do talão preenchido na ocasião e cujo duplicado (de que junto cópia) me foi entregue pela funcionária de serviço, a Sra. Teresa Alexandre.

Quando, 3 dias depois, fui levantar o fato, reparei logo que estava estragado, pois tinha algumas manchas bem visíveis, além de todo ele apresentar uma cor mais clara. Como é óbvio, reclamei imediatamente e exigi que o fato me fosse devolvido nas condições em que o tinha entregado, ou seja, sem as manchas e a descoloração. No entanto, a vossa funcionária afirmou que isso era impossível. Segundo ela, a lavandaria tinha atuado de forma correta, com as precauções e cautelas normais, e tinha aplicado os produtos normalmente utilizados na limpeza de fatos de lã, acabando por insinuar que o problema poderia estar na própria qualidade do tecido. Argumentação que não faz qualquer sentido, pois o mesmo fato foi limpo inúmeras vezes noutras lavandarias, sem que nada de semelhante tivesse sucedido.

Assim, considero a vossa empresa totalmente responsável pelos estragos causados no fato que entreguei. Como fico impedido de o utilizar, exijo uma indemnização de montante igual ao seu valor (€ 250, como consta do recibo de compra, de que junto cópia). A referida quantia deverá ser-me entregue durante os próximos 8 dias. Caso contrário, recorrerei a todos os meios legais ao meu dispor para a defesa dos meus direitos.

Sem mais de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos,

(Assinatura)

Anexos: Cópias do duplicado do talão da limpeza e do recibo de compra do fato.