Cartas-tipo
Denúncia de alimentos deteriorados em restaurante
15 fevereiro 2017

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Nome e morada completa do remetente
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 73
1269-274 LISBOA
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Denúncia de restaurante.
Exmos. Senhores,
Vimos, por este meio, dar conhecimento a V. Exas. de que, na sequência de um almoço no restaurante ………………, sito no n.º …… da Rua ……………………………, em ………………, os signatários desta carta sofreram uma intoxicação alimentar, que exigiu tratamento hospitalar e ausência do local de trabalho durante 3 dias.
Concluímos que o referido restaurante ………………… terá sido o responsável pelo sucedido devido ao facto de termos tido conhecimento de outras pessoas que, nesse dia, aí pediram o mesmo prato (filetes de pescada) e tiveram exatamente os mesmo sintomas (mal-estar intenso, dores fortes no estômago e descontrolo intestinal).
Questionado, posteriormente, sobre as condições de higiene da comida servida, o gerente do restaurante, o Sr. …………………………, limitou-se a dizer que eram irrepreensíveis e, quando exigimos a apresentação do livro de reclamações, recusou-se a fazê-lo.
Pelas razões apresentadas, agradecemos que os vossos serviços intervenham, fiscalizando a atuação do restaurante ……………………. Agradecemos também que nos informem acerca das vossas conclusões.
Com os melhores cumprimentos,
(Assinaturas)
Anexos: Cópias dos documentos comprovativos de tratamento hospitalar e de baixa por doença; cópia do recibo da refeição.
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 73
1269-274 LISBOA
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Denúncia de restaurante.
Exmos. Senhores,
Vimos, por este meio, dar conhecimento a V. Exas. de que, na sequência de um almoço no restaurante ………………, sito no n.º …… da Rua ……………………………, em ………………, os signatários desta carta sofreram uma intoxicação alimentar, que exigiu tratamento hospitalar e ausência do local de trabalho durante 3 dias.
Concluímos que o referido restaurante ………………… terá sido o responsável pelo sucedido devido ao facto de termos tido conhecimento de outras pessoas que, nesse dia, aí pediram o mesmo prato (filetes de pescada) e tiveram exatamente os mesmo sintomas (mal-estar intenso, dores fortes no estômago e descontrolo intestinal).
Questionado, posteriormente, sobre as condições de higiene da comida servida, o gerente do restaurante, o Sr. …………………………, limitou-se a dizer que eram irrepreensíveis e, quando exigimos a apresentação do livro de reclamações, recusou-se a fazê-lo.
Pelas razões apresentadas, agradecemos que os vossos serviços intervenham, fiscalizando a atuação do restaurante ……………………. Agradecemos também que nos informem acerca das vossas conclusões.
Com os melhores cumprimentos,
(Assinaturas)
Anexos: Cópias dos documentos comprovativos de tratamento hospitalar e de baixa por doença; cópia do recibo da refeição.