Dicas

Enurese noturna: 5 conselhos para evitar o chichi na cama

Na maioria dos casos, o chichi na cama não é indicador de problemas. Há medidas que podem ajudar a criança a ultrapassar esta fase sem dramas. Em muitos casos, até desaparece sem tratamento.

  • Dossiê técnico
  • Susana Santos
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo
17 fevereiro 2020
  • Dossiê técnico
  • Susana Santos
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo
mancha de chichi na cama de uma criança

iStock

A enurese noturna é a perda involuntária de urina em crianças que já deveriam conseguir controlar a bexiga, ou seja, com 5 ou mais anos de idade. Mas, ao contrário do que muitas vezes se pensa, normalmente não tem origem em questões do foro psicológico. 

Os problemas psicológicos, tais como o stresse ou a ansiedade, quando surgem são normalmente uma consequência da enurese primária e não uma causa. 

É preciso ter consciência de que a enurese não é culpa da criança e que, na maioria dos casos, não tem associada nenhuma doença. No entanto, recorra a um médico se a criança tiver 5 anos, ou mais, e continuar a molhar a cama com frequência ou se voltar a fazê-lo, após semanas ou meses sem problemas. 

O que é a enurese primária

A enurese primária é mais comum, ocorre em crianças que nunca conseguiram controlar a bexiga e que podem ter uma predisposição genética para a situação. 

As causas da enurese primária não são completamente conhecidas. De acordo com alguns estudos, se um dos progenitores teve enurese, os seus filhos terão 44% de probabilidade de a desenvolver. A probabilidade sobe para 77%, se ambos os pais passaram por esta situação.

Algumas investigações têm demonstrado que as crianças com este problema produzem mais urina durante a noite do que as restantes, o que pode dever-se à produção insuficiente da hormona antidiurética no período noturno e/ou estar associado à ingestão de líquidos antes de deitar.

Outra das causas da enurese primária pode ser a hiperatividade do músculo detrusor, localizado na parede da bexiga, que se contrai para expulsar a urina. Também a possível imaturidade no desenvolvimento da criança (atraso na maturação neurológica) pode traduzir-se na incapacidade para enviar, perceber e dar resposta a sinais que indicam que a bexiga está cheia.

O que pode causar a enurese secundária

Ocorre quando a criança foi capaz de controlar a vontade de ir à casa de banho ao longo de, pelo menos, de 6 meses e passa a molhar a cama com alguma frequência, sem motivo aparente. A enurese secundária está normalmente associada a problemas como infeções no sistema urinário, parasitas intestinais, diabetes ou acontecimentos stressantes.

A apneia obstrutiva do sono – interrupção da respiração enquanto dorme – é outra das causas possíveis, sobretudo em crianças que ressonam com frequência, que sofrem de obesidade, de hipertrofia adenotonsilar (adenóides e amígdalas aumentados) ou, ainda, que respiram preferencialmente pela boca.

Faça login no site para continuar a ler o artigo e conhecer as soluções recomendadas para travar o chichi na cama.

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós


 

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.