Notícias

Amaciadores de roupa: podem os tecidos viver sem eles?

29 setembro 2016
Os amaciadores podem ser úteis em lavagens a temperaturas superiores a 60° C, em águas com maiores concentrações de cálcio e magnésio.

29 setembro 2016
Servem para tornar a roupa mais macia e perfumada, mas podem conter alergénicos e diminuem o poder de absorção de certos tecidos. Antes de usar amaciador para a roupa, informe-se sobre a dureza da água da sua zona.

Início

Os amaciadores podem ser diluídos (vendidos em embalagens de 3 l) ou concentrados (frascos de 750 ml a 2 litros). Se não dispõe de muito espaço ou não quer carregar peso, opte pelo concentrado.

Os amaciadores servem para tornar a roupa mais macia, mas, em muitos casos, a diferença entre a lavagem com e sem amaciador pode ser muito ténue. Alegam impregnar os tecidos com um perfume de longa duração, que, na verdade, é variável: dependendo da marca e da fragrância escolhida, pode variar entre 24 horas e 10 dias.

Um dos contras destes produtos é reduzir a capacidade de absorção da água em tecidos como o algodão. A diferença não é monumental, mas os panos da loiça e as toalhas de banho limpam melhor se não forem enxaguados com amaciador. Também as roupas de desporto absorvem mais transpiração se forem lavadas apenas com detergente. Compare preços e descubra os melhores no nosso teste a detergentes.

Vários amaciadores contêm ingredientes (perfumes e conservantes) alergénicos; desaconselhamo-los fortemente. As pessoas com problemas alérgicos ou asmáticos devem ter especial atenção a este aspeto. Os tecidos são impregnados com amaciador no último ciclo de lavagem ou na parte final da lavagem à mão, pelo que o contacto da pele com a substância alergénica é direto e pode acontecer com roupas, toalhas e lençóis.

É fácil evitar estes alergénios: basta olhar para a lista de ingredientes (geralmente situada na parte traseira ou inferior da embalagem). Se o produto contiver mais de 100 mg/kg de um (ou vários) perfume alergénico, deve mencionar essa informação. Conheça os alergénios que podem estar presentes nos amaciadores.

Mas afinal vale ou não a pena utilizar amaciador para a roupa? Tudo depende das características da água da região onde vive.

As águas com grandes concentrações de cálcio e magnésio, ditas “duras” (ou calcárias), são ótimas para a saúde, mas numa lavagem a 60° C podem tornar a textura dos tecidos áspera. Nesse cenário, o amaciador é útil, porque ajuda a suavizá-la. De resto, se vive numa zona com água doce ou pouco dura, “é limpinho”: o uso de amaciador é inútil.

Imprimir Enviar por e-mail