Notícias

Exclusões nos seguros deixam consumidores insatisfeitos

A satisfação com os seguros de saúde e automóvel não é elevada, mas é o multirriscos-habitação que gera mais problemas aos clientes. Conheça as conclusões do inquérito da DECO PROteste.

Especialista:
Editor:
20 junho 2025
satisfação com seguros

iStock

As exclusões dos seguros surgem como a principal razão para o descontentamento dos clientes, que aumentou face ao ano passado, segundo o inquérito anual da DECO PROteste à satisfação com as seguradoras.

No caso do seguro multirriscos-habitação, mais de um quarto dos inquiridos revelam terem sido confrontados com despesas não cobertas pela apólice, quando ativaram o seguro. Já no ramo da saúde, esse problema afetou 16% dos segurados e, no automóvel, as exclusões foram também o principal motivo de desagrado, ainda que para uma menor percentagem de clientes (8 por cento).

No que toca à satisfação, a melhor nota foi obtida no ramo dos seguros de saúde, mas não vai além dos 7,1, numa escala de 1 a 10 pontos.

Multirriscos-habitação: problemas a mais, satisfação a menos

O seguro multirriscos-habitação é detido por 76% dos inquiridos. A maioria (68%) continua a contratá-lo para proteger o imóvel e o recheio, sendo que somente um quinto opta por proteger apenas paredes e 10%, o recheio.

Acesso exclusivo a subscritores!

Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar