Notícias

Bitcoin e outras moedas virtuais: o que são e como usar

08 outubro 2019
bitcoin

08 outubro 2019
A bitcoin é uma moeda virtual, que não é controlada por nenhum banco ou governo, mas move milhões e bate recordes de valorização. Saiba como funciona.

A bitcoin é sinónimo de valorizações estonteantes. Partindo literalmente do zero quando foi criada, a bitcoin começou uma escalada impressionante que a levou a atingir quase 20 mil dólares em algumas bolsas de bitcoin no mês de dezembro de 2017, antes de perder mais de 80% desse valor e regressar aos 3 mil dólares um ano depois, valor que desde aí voltou a quadruplicar. Tudo isto com subidas e descidas diárias que, de forma rotineira, ultrapassam os 10%. Saiba quanto vale a bitcoin em euros no conversor online da PROTESTE INVESTE. E veja o vídeo onde explicamos como funcionam as moedas virtuais.

 

Sendo digital, é fácil de transferir. E uma vez que a sua emissão e transmissão dependem de um complexo processo de autenticação, a famosa blockchain, é muito difícil de falsificar. 

Mas cumpre as funções de uma moeda? Em teoria, sim. Na prática, não. Ou ainda não. O número de agentes económicos que a aceitam ainda é limitado. E faltam leis que regulem as transações.

Os reguladores, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) advertem os utilizadores para os diversos riscos que incorrem ao investir em criptomoedas.

Consulte a análise completa e os conselhos da equipa financeira no artigo sobre moeda virtual da PROTESTE INVESTE.