IRS: cuidado com as mensagens de fraude
Em período de entrega da declaração de IRS, há consumidores a receber mensagens fraudulentas por e-mail, nas quais os remetentes se fazem passar pela Autoridade Tributária. Veja os cuidados a adotar para se proteger.
- Especialista
- Magda Canas
- Editor
- Cláudio Nogueira e Alda Mota

A Autoridade Tributária publicou um alerta sobre mensagens de correio eletrónico de caráter fraudulento que têm sido recebidas por alguns contribuintes. Estes esquemas surgem na sequência do início do período de entrega da declaração de IRS. Os burlões escrevem em nome da entidade fiscal com um e-mail falso que pode induzir os destinatários em erro.
Um exemplo de mensagem fraudulenta contém uma notificação a referir que as credenciais de acesso estão expiradas e, para atualizá-las, o contribuinte deve carregar na hiperligação sugerida. Se receber, não deve seguir essas orientações.
Estas mensagens são consideradas phishing. As mesmas devem ser ignoradas, pois têm apenas como objetivo fazer com que os consumidores carreguem nas hiperligações e acedam a páginas maliciosas. Com este método, os cibercriminosos podem obter os seus dados confidenciais — por exemplo, o nome de utilizador, a palavra-chave do cartão bancário, entre outros — e efetuar transferências bancárias não desejadas.
6 cuidados para fintar mensagens fraudulentas
- Verifique a legitimidade do remetente da mensagem. As fontes oficiais não utilizam domínios genéricos, como Gmail, Hotmail, Outlook ou Yahoo.
- Suspeite de mensagens com um elevado sentido de urgência ou de oportunidade.
- Desconfie de hiperligações que lhe pareçam duvidosas. O melhor é evitar carregar nas mesmas ou transferir ficheiros anexados.
- Atente aos alertas das entidades oficiais, como a Autoridade Tributária e a Segurança Social. Quando detetam alguma fraude, as mesmas tendem a lançar alerta.
- Confira a existência de erros ortográficos e a falta de coerência das frases. Contudo, os métodos utilizados pelos burlões são cada vez mais sofisticados e, por isso, os consumidores não se devem apenas pautar por esta regra.
- Não divulgue os seus dados pessoais a remetentes ou páginas que não lhe pareçam seguros.
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