Notícias

Fazer pagamentos e transferências com o telemóvel

Início

Pagar as compras e levantar dinheiro no multibanco sem cartão ou transferir dinheiro para um amigo em 10 segundos: saiba como fazê-lo com o telemóvel.

  • Dossiê técnico
  • Nuno Rico
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Filipa Rendo
28 dezembro 2018
  • Dossiê técnico
  • Nuno Rico
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Filipa Rendo
pagamentos mobile

iStock

Realizar transações através de um smartphone, como pagamentos numa loja física ou online ou transferências instantâneas, é uma prática cada vez mais generalizada entre os portugueses.

A MB Way é a app número um em pagamentos móveis em Portugal e, segundo a SIBS, já passou a barreira do milhão de utilizadores. A aplicação permite, através da associação a um ou vários cartões de débito ou crédito, fazer transferências imediatas entre as contas dos utilizadores, compras online, pagamentos em espaços comerciais e levantamentos no multibanco. Está disponível para smartphones com sistemas Android, iOS e Windows.

Apesar de ser a mais conhecida, a MB Way não é a única aplicação disponível. A Glase, comercializada pela SEQR, uma empresa sueca, está disponível para Android e iOS. Uma vez descarregada, associa-se a uma conta bancária. Também pode ser utilizada através de uma conta pré-paga com um cartão de crédito ou de débito, modalidade que obriga a ter sempre saldo.

O PayPal, precursor dos pagamentos digitais, disponibiliza uma aplicação para smartphones que permite pagar e enviar dinheiro a outros utilizadores em poucos segundos. A app pode estar associada a uma conta PayPal, a uma conta bancária ou a um cartão de crédito ou de débito.

Por fim, a MEO Wallet também permite fazer pagamentos, através de uma conta virtual pré-paga.

No quadro abaixo resumimos as funcionalidades de cada uma destas aplicações:

pagamentos mobile

É importante acautelar a segurança das transações. Algumas destas aplicações permitem realizar operações offline e sincronizá-las mais tarde, quando tiver acesso a uma rede wi-fi segura. Ao criar o código PIN, não escolha combinações fáceis de encontrar nos documentos de identificação.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.