DECO PROTESTE recebeu mais de 135 mil reclamações nos primeiros seis meses do ano

16 junho 2021
ilustração com cubos a simular plano de saúde Medicare

Empresas do setor das comunicações lideram o número de queixas dos consumidores portugueses. Em 2021, a organização de defesa dos consumidores destaca o aumento de reclamações relacionadas com as empresas de entrega.

A DECO PROTESTE, a maior organização portuguesa de defesa dos consumidores, já recebeu mais de 135 mil reclamações desde o início do ano. As empresas do setor das comunicações lideram o ranking de queixas dos consumidores portugueses, destacando-se, no entanto, o acréscimo de contestações relacionadas com empresas de entregas ao domicílio, fruto do aumento de aquisições online no período de pandemia.

Através dos canais disponíveis – telefone, plataforma Reclamar e email –, os consumidores portugueses têm-se queixado, maioritariamente, das empresas de comunicações, sobretudo por causa da duração dos períodos de fidelização, e do desacerto entre ofertas e cobranças de mensalidades, seguindo-se os setores dos bens de consumo, serviços financeiros, energia e água e saúde.

Segundo os dados apurados, a MEO, a NOS e os CTT são as três empresas com maior número de reclamações em 2021.

As mais de 135 mil reclamações registadas no período referido está em linha com os números obtidos nos últimos dois anos, havendo, no entanto, mais constrangimentos registados com empresas de entregas ao domicílio. Aliás, numa análise do impacto da pandemia sobre as reclamações apresentadas pelos consumidores, a principal conclusão é a de que não houve um abrandamento ou uma flutuação negativa. Pelo contrário. Os últimos dois anos serviram, eventualmente, para reposicionar os setores mais reclamados – emergindo agora, por exemplo, os serviços de entregas como uma das áreas em que os portugueses se sentem mais lesados.

Rita Rodrigues, Head of Public Affairs da DECO PROTESTE, reforça a importância das reclamações "para a melhoria dos serviços e produtos visados. As marcas e as empresas visadas têm de olhar para estes momentos com maturidade e como uma oportunidade de melhoria. No entanto, a manutenção de algumas empresas e do mesmo tipo queixas no top das nossas reclamações também indiciam que há muito trabalho a fazer por algumas marcas".

A DECO PROTESTE tem permanentemente três canais disponíveis para este tipo de interação com os consumidores – telefone, plataforma Reclamar e email, que podem ser acedidos em www.deco.proteste.pt.

Sobre a DECO PROTESTE
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.

Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE

Para mais informações contacte:

Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
Catarina.nevoa@BCW-global.com