Exclusão Bancária
Olá,
A exclusão bancária é real e tem vindo a afetar cada vez mais pessoas em Portugal, em particular os residentes no interior do País. Este fenómeno é consequência do encerramento de balcões, redução de recursos humanos e de serviços, assim como o desaparecimento de caixas multibanco.
Alguns dados que comprovam esta situação:
- o Millenium BCP tem tantas agências no distrito de Lisboa como nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Vila Real, Viseu e arquipélagos dos Açores e da Madeira juntos;
- Entre 2014 e 2024 saíram quase 12 mil trabalhadores dos cinco principais bancos nacionais;
- Redução de horários de determinados serviços (Bankinter encerra serviço de tesouraria às 12h);
- Uma transferência interbancária ao balcão custa, em média, 7,35€;
- Mais de 40% das freguesias não tem qualquer caixa multibanco.
Isto põe em causa direitos fundamentais dos consumidores e em última análise dificulta sobremaneira (e torna mais caro) o acesso ao seu próprio dinheiro. Na DECO PROteste reconhecemos que a digitalização da banca trouxe vantagens à generalidade dos consumidores, mas exigimos que os mais vulneráveis não sejam deixados para trás, nomeadamente através da definição de um limite de população a partir do qual os serviços bancários presenciais tenham de ser garantidos, assim como a existência de caixas multibanco.
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O que acha? Sente este efeito? Que outras medidas sugeriria para mitigar este problema?
Obrigado,
A Equipa Testes DECO PROteste