Amaciadores: vale a pena o investimento?
Amaciadores para a roupa funcionam?
Um bom amaciador tem de deixar a roupa macia e perfumada. Ao contornar o efeito da roupa rígida e áspera, ao distender e separar as fibras, torna os tecidos mais macios quando secos. Este efeito de rigidez da roupa aparece quando um tecido lavado com detergente seca.
Mas além disso, o amaciador da roupa não tem qualquer utilidade para a maioria das peças de roupa que vestimos, geralmente compostas por uma mistura de fibras. Ainda assim, há quem não prescinda do cheiro agradável que os amaciadores libertam.
O amaciador pode prejudicar alguns tecidos
Uma roupa tratada com amaciador fica com uma finíssima camada na superfície que a torna mais vulnerável a substâncias gordurosas, podendo voltar a sujar-se mais depressa. Também não se recomenda o uso de amaciador em tecidos impermeáveis ou fabricados a partir de microfibras, dado que pode afetar o desempenho.
Além disso, a capacidade de retenção da humidade fica diminuída, o que prejudica o desempenho de peças cuja principal função é a de absorver água, como é o caso das toalhas de banho ou dos panos de cozinha.
Impacto ambiental
Os amaciadores contêm fragrâncias e conservantes que, em muitos casos, são tóxicos para o meio aquático, pouco biodegradáveis e, frequentemente, bioacumuláveis no meio ambiente. Hexilcinnamal, limoneno, linalol, eugenol, citronelol e geraniol, por exemplo, são ingredientes muito comuns nestes produtos. Algumas marcas podem conter oito fragrâncias, algumas com características muito alergénicas. Se sofre de alergias, evite produtos com muitos perfumes na lista de ingredientes e use apenas a dose recomendada pelo fabricante.
Não se deixe iludir pelas alegações como "Testado dermatologicamente" ou "Hipoalergénico". A primeira significa apenas que o mesmo foi submetido a testes na pele. Como não existe um método reconhecido e obrigatório a todos os fabricantes e por desconhecermos em que parâmetros são realizados os testes, não há garantias de segurança.
“Hipoalergénico” também não significa que o produto seja seguro para todos. Não há uma definição legal e clara, nem estão definidos os critérios que os produtos têm de cumprir. No dossiê sobre alergias, confira a lista de perfumes mais vezes implicados em reações alérgicas, como dermatites de contacto (borbulhas, comichão e descamação da pele), irritações nos olhos ou, nos casos mais graves, asma brônquica.
Alternativas ao amaciador
Há truques para tornar a roupa mais macia e perfumada sem usar amaciadores. Se a roupa fica áspera por a água ser muito calcária, adicione um pouco de vinagre na gaveta do detergente. Seque as toalhas na máquina de secar: o calor torna os tecidos mais macios. Para perfumar a roupa, coloque nas gavetas e nos guarda-fatos sacos de cheiro.
Compare o preço por dose
As embalagens grandes nem sempre incluem mais doses do que as pequenas. Tudo depende da concentração. Por exemplo, há produtos ultraconcentrados que, numa pequena embalagem de pouco mais de meio litro, incluem 38 doses. Compare o preço por dose e não por embalagem. Se usar amaciador apenas em roupa de algodão e linho, poupa ainda mais no amaciador.
Usa amaciador na lavagem ou achas desnecessário? Partilhe a sua opinião com o fórum.
Comentários