última atualização: 21/04/2022

Melhor monitor de energia

Bom dia.

Gostaria de saber qual o melhor medidor/monitor de energia que me aconselham para poder instalar em minha casa.

Após pesquisar, penso que estes estão entre os melhores... Smapee, Wibee, Shelly em.

A minha dúvida é: qual destes é realmente o melhor? Ou existe outro superior a estes?

Cumprimentos,

Gaspar

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

8 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/09/2021

Bom dia Sr. Gaspar.
Não se pode indicar qual o melhor medidor pois todos apresentam características distintas.
No meu caso, eu queria um medidor de energia consumida/exportada, queria saber as horas dos consumos e quantidades e potencia consumida. A minha ideia era fazer um estudo de dois meses aos meus consumos para dimensionar o sistema fotovoltaico que iria instalar para não "dar" energia de borla para a edp pois eles não precisam!!!
Após uma pesquisa comprei este: https://eot.pt/
Estou muito satisfeito pois cumpriu com as minhas espectativas, além de ser material feito em Portugal.
Caso pretenda no site deles têm acesso a um simulador onde pode verificar as leituras possíveis.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Jorge Forte

Faça login para aceder a este conteúdo. 
21/04/2022
, Respondeu:

Boa tarde

A informação que este aparelho ligado à porta HAN é mais detalhado que os dados de consumo que podemos descarregar do site E-Redes (consumo a cada 15 minutos)?
Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/11/2021
, Respondeu:

Boa tarde Sr. Jorge,
Obrigado pela sua resposta.
De facto, também tinha visto esse e achei interessante.. No entanto no meu caso, para além da potência consumida, gostava de saber o consumo por equipamento e penso que esse não permite obter esses dados.
Cumps.
Gaspar

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/09/2021

Boa tarde Sr. Gaspar,
Até ao momento não foram efetuados testes aos equipamentos de monitorização de que se refere, pelo que não lhe podemos dar uma indicação mais precisa sobre o que deverá instalar, tendo em conta a sua viabilidade, funções associadas e o custo do investimento.
De qualquer das formas podemos referir que:
Wibee – Tem a vantagem de não ser necessário a colocação de transformadores de intensidade para medição do consumo elétrico de uma determinada fase (consumo geral ou consumo parcial de um equipamento), colocando simplesmente o equipamento em cima do interruptor diferencial, ou num disjuntor com corte ao neutro. Permite também a colocação de tomadas inteligentes para fazer a medição de consumo e por exemplo fazer ligar e desligar por wirless;
Smapee – É um equipamento mais avançado com uma série de outras possibilidades, nomeadamente leitura de gás, água ou interligação com dispositivos para carregamento de viaturas elétricas ou baterias de acumulação.
Shelly – É uma solução mais ligada à Domótica também com uma série de opções como por exemplo o controlo de iluminação.
É importante perceber qual é o seu objetivo, ou seja, se pretende colocar um equipamento para simplesmente ter uma noção do seu consumo ou se o vai utilizar no futuro para por exemplo fazer o acompanhamento de uma instalação solar de Autoconsumo. Se o objetivo é fazer a monitorização de uma UPAC, então aconselho a que adquira um equipamento da própria marca dos microinversores ou inversor central.
Se possível envie mais alguma informação para que o possamos aconselhar na sua escolha.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/11/2021
, Respondeu:

Boa tarde Sr. Pedro.
O meu objetivo principal é saber qual o consumo total da casa e também qual o consumo parcial de cada equipamento (ou daqueles que eu queira monitorizar) de forma a poder fazer uma melhor gestão da energia gasta e da utilização dos equipamentos.
Se o monitor tiver a possibilidade de controlar os equipamentos por wireless, obviamente que é uma mais valia, uma vez que permite uma série de outras opções que não posso descurar.
Recentemente coloquei painéis fotovoltaicos e o instalador forneceu o Shelly. No entanto, existe qualquer problema com o software na APP porque nem sempre as leituras são corretas..
Por isso já pensei em instalar no próprio contador geral medidores de consumo instantâneo, mas não sei se valerá a pena uma vez que teria de andar constantemente a tirar valores e a fazer contas...
Cumps,
Gaspar

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/12/2021
, Respondeu:

Bom dia,

No seguimento da sua mensagem aconselho a que solicite a ativação da porta HAN do seu contador de energia inteligente. Para proceder a essa ativação consulte: https://www.e-redes.pt/pt-pt/redes-do-futuro-redes-inteligentes/servicos-redes-inteligentes/acesso-porta-serie-de-comunicacao.

Após essa ativação pode ligar um equipamento de medição, e conseguir visualizar a informação que é disponibilizada pelo seu contador, nomeadamente os consumos elétricos e a energia injetada na rede. Um dos utilizadores da nossa comunidade sugeriu o equipamento da marca eot (www.eot.pt) que é comercializado em Portugal.

A aplicação “Home Assistant” (gratuita) consegue ser interligada a este equipamento e a partir desta, consegue fazer a ativação de cargas (por exemplo por wireless), caso esteja a ter energia excedente injetada na rede. Pode também adquirir outros dispositivos que façam a leitura de circuitos específicos e posteriormente interliga-los também com a mesma aplicação.

Se for possível indique qual a solução de produção de energia que foi instalada em sua casa.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/03/2022
, Respondeu:

Boa noite eu estou numa situação semelhante. E também tomei conhecimento da porta HAN e do dispositivo da marca eot. Haverá alguma vantagem ter o dispositivo ligado diretamente ao contadador que é o caso, ou ligar um Shelly EM? Falou no Home Assistant, esta app consegue interligar dispositivos como o da marca eot e os Shelly?
Eu também possuo paineis fotovoltaicos 4 paineis 1.6Kw, e pretendia verificar os consmos da casa e também alguns consumos especificos de alguns aparelhos como os AC. Neste caso quais seriam as melhores opçoes para os medidores de energia?

Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
03/04/2022
, Respondeu:

Bom dia,

 

Tendo em conta que já tem uma instalação de painéis fotovoltaicos, pode optar pela aquisição de um medidor de consumos da própria marca e visualizar os valores no portal da marca que é gratuito.

Por exemplo se tiver instalados microinversores, este equipamento, para além de dar o valor do consumo irá dar o valor da produção de cada microinversor e respetivamente de cada painel fotovoltaico.

Esta informação é extremamente importante para perceber a sua produção e o estado dos equipamentos instalados.

No caso de ser um inversor central, o mesmo pode ser ligado à internet via wifi ou cabo e dar também a informação da produção.

O valor obtido é o consumo total e não lhe vai dar o consumo individual como pretende. Nesse caso então pode optar pelo da marca Shelly, que também é compatível com a aplicação Home Assistant. Ver: https://www.home-assistant.io/integrations/#search/shelly.

 

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis