Ligar 1 sistema de autoconsumo a 2 apartamentos

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa tarde

Eu e o meu irmão temos 2 pequenos apartamentos um ao lado do outro e estamos a pensar instalar 2 painéis para autoconsumo.

No entanto gostaríamos de ligar UM circuito de dois painéis aos dois apartamentos em vez de DOIS circuitos cada um com um painel.

A ideia é a seguinte: os apartamentos não estão sempre a gastar 300-400w, sendo que certamente gasta esse valor se algum dos cilindros de água dos apartamentos estiver ligado, e como está ligado aos dois apartamentos vai haver menos alturas que a electricidade não esteja a ser consumido e assim “dada” à edp.

Se for 2 circuitos com um painel cada vai haver na mesma períodos de não consumo (maiores do que se for os dois apartamentos em conjunto) e quando houver consumo nunca será aproveitado mais que cerca 200w.

A ideia acima descrita tem lógica ou não funciona porque haveria partilha constante entre os dois apartamentos (exemplo: 200w para a caldeira dum apartamento, 200w injectados na rede no outro apartamento)?

O problema que aparece com esta ideia é o seguinte:

- se não houver um sistema de impeça que a corrente corra para fora do apartamento, eu com o meu apartamento estarei a alimentar o do meu irmão e vice versa. Sistema esse que poderia ser pela colocação de um díodo ou algo semelhante.

O que vos parece?

Obrigado

Cumprimentos

Miguel Duarte

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :

Caro Miguel, se fez essa instalação convido-o a participar neste inquérito: inqueritos.ubi.pt/.../791232
Partilhe-o se conhecer mais alguém com este sistema!

Olá Miguel,

No seguimento das suas dúvidas e comentários devo fazer alguns esclarecimentos sobre o assunto.

Por instalar 2 painéis que totalizem 400Wp, isto não significa que estará durante o dia a produzir de forma contínua 400Wh. Existem muitas variáveis que influenciam a sua produção que vão desde a instalação, modelo, zona geográfica, temperatura ambiente, horário, etc.

Informo também que segundo do disposto no Decreto-Lei n.º 153/2014, pode instalar uma UPAC por cada CPE do contador de consumo. Se os apartamentos tiverem diferentes contratos não é legal a ligação de um sistema UPAC a dois contadores com diferentes CPEs. Lembre-se que deve sempre fazer uma comunicação prévia junto da DGEG antes de qualquer instalação informando o seu CPE.

No que respeita à produção vs consumo, um sistema UPAC deve ser projetado para que seja consumido na sua totalidade na habitação e caso não aconteça o excesso é entregue à rede a custo Zero.

Com os melhores cumprimentos
Equipa CLEAR Portugal

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.