Aproveitar o vento

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Vivo numa zona muito ventosa, como posso saber se é rentavel aproveitar a energia do vento seja para autoconsumo ou vender à rede, se é que é possivel?

 

Obrigado

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

11 Comentários

Filtrar por :
16/01/2024

Boa tarde, gostaria de saber:
- qual a legislação aplicada à colocação de aerogeradores éolicos onshore em terrenos particulares?
- quais as vantagens/desvantagens da colocação de um aerogerador eólico onshore num terreno, para a agricultura e pecuária?
- qual a distância mínima entre aerogeradores onshore num mesmo terreno ou em terrenos próximos?

Olá, 

Consegue dar-nos mais detalhes que nos ajude a dar uma resposta à sua questão?

Aguardamos o seu feedback. 

Obrigada, 

A EQUIPA DECO PROteste

08/12/2023

Tenho já 5 painéis (3 kWp) !
É possível "acrescentar" uma eólica de 1500 w
?

Bom dia,

 

Normalmente essa solução é utilizada em sistemas Offgrid (fora da rede) em que podemos ter um Aerogerador e um regulador de carga associado a painéis fotovoltaicos e ambos a entregar a energia a um banco de baterias. Posteriormente temos um inversor que converte essa energia para monofásico ou trifásico.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

04/06/2023

Boa noite!
Já tenho 12 painéis fotovoltaicos e 4 baterias para autoconsumo. Estou a pensar complementar a minha capacidade de autoprodução com um pequeno aerogerador. Será que consigo aproveitar o meu inversor e as baterias para para os dois sistemas?
Obrigado

Boa tarde,

Vimos por este meio solicitar que nos dê mais informação sobre o sistema já instalado e aquilo que pretende fazer.

Deve indicar:

- Potencia contratada;

- Consumos mensais expressos em KWh;

 - Potência dos painéis, marca e modelo;

- Tipo de inversor aplicado, marca e modelo;

- Marca das baterias, modelo e capacidade de cada uma.

- Se neste momento está a fazer monitorização dos consumos versus produção.

Neste momento tem pouca produção face aquilo que está a acumular nas baterias?

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

08/05/2020

Eu tenho uma pequena casa de campo com energia alternativa, fotovoltaica e eólica, a fotovoltaica é muito mais barata, rentável e fiável, mas o sistema misto complementa-se porque nem todos os dias há sol ou vento, mas quase sempre há uma delas

Podem indicar fontes de informação sobre este tipo de geração de energia?

Olá Domingos,

Informamos que o novo portal do Autoconsumo e das Comunidades de Energia Renovável está disponível em http://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/.

Para mais informação sobre as funcionalidades aí disponibilizadas consulte o artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro.

Face a este novo portal, algumas das informações prestadas anteriormente na nossa comunidade podem estar desatualizadas, pelo que aconselhamos a leitura da nova informação aí disponibilizada, bem comno site da DGEG (SERUP).

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

Olá João,


A sua pergunta é pertinente e pouco discutida em fóruns. A informação respeitante a este setor é ainda muito carente.

A unidade de produção para autoconsumo (UPAC) permite produzir localmente a própria energia e contribuir diretamente para o abatimento dos custos energéticos da habitação. Os sistemas para autoconsumo podem utilizar mais que uma fonte de energia, como por exemplo solar fotovoltaico e eólico. Neste sentido, e de acordo com o Decreto Lei n.º 153/2014, se utilizar uma míni eólica para UPAC, toda a energia produzida pode ser consumida. Numa UPP (venda à rede), o mesmo já não acontece, a tarifa a aplicar varia consoante o tipo de energia primária utilizada, sendo determinada mediante a aplicação da percentagem de 100% para fotovoltaico e 80% para eólico (calculada à tarifa de referência).

O Consumidor ao investir em uma míni eólica deve ter em consideração a possível produção de energia elétrica 24h/dia. Ao contrário do fotovoltaico, com um intervalo específico durante o dia solar para produção elétrica. Apesar de o espaço temporal, e a possibilidade de autoconsumo à noite ser uma vantagem, a sua produção é menos previsível que o fotovoltaico e pode demonstrar resultados pouco satisfatórios quando mal dimensionada ou instalada.

Uma avaliação correta do potencial eólico tem de se basear em medições de vento efetuadas especificamente para esse efeito para além da avaliação das características do local. Apresentamos alguns dos principais fatores de influência, no regime de ventos: 
• Características topográficas do local. O relevo que pode causar efeito de aceleração ou desaceleração no escoamento do ar;
• A variação da velocidade com a altura;
• A rugosidade do terreno, que é caracterizado pela vegetação, utilização da terra e construções;
• A presença de obstáculos nas redondezas A turbulência afeta a conversão de energia, principalmente devido às variações na direção do vento. Deste modo, por estar “muito vento” não significa que tenhamos um vento de “qualidade” para produção elétrica.
Outro fator é o investimento e as potências encontradas no mercado.

O autoconsumo teve um grande crescimento devido à potencialidade de as famílias poderem instalar pequenas potências com 200W a baixo custo.
É difícil encontrar turbinas eólicas com potências abaixo dos 350W sendo o investimento relativamente mais alto em comparação à instalação de um simples painel fotovoltaico de 300W.

Aconselhamos para que não confie em vendas à distância pois cada caso é um caso e deverá pedir que o instalador visite a sua habitação para que estude não só as condições físicas da mesma, mas também, o seu perfil, para lhe propor um sistema que se adeque de forma mais eficiente.

Com os melhores cumprimentos
Bruno Miguel

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.