última atualização: 16/11/2022

Sistema fotovoltaico EDP 2022 - dúvida

Boa noite, 

Adquiri recentemente quatro painéis solares da EDP em julho deste ano. Até então tem sido um pesadelo porque estou há dois meses a pagar exactamente o mesmo de eletricidade mais o valor da prestação dos painéis.

Após a instalação a APP continua até ao dia de hoje a apresentar valores muito estranhos. De dia, só mostra o que é produzido e diz que tudo está a ser injetado para a rede. De noite só mostra o meu consumo. Os técnicos já vieram cá novamente e viram que um módulo estava avariado e trocaram e disseram que demorava um a dois dias a atualizar. Também garantiram que apesar de tudo a energia produzida estava a ser consumida por mim e só o excedente é injectado na rede. Mas na app continua tudo igual.

Questões:

1. Alguém tem ideia do porquê disto? Existe algo que possa ver ou fazer?

2. Poderá ser do contador? Pensei nisso, mas se o contador não fosse ideal eu estaria a pagar o meu consumo e tbm o que produzi, correcto?

Após andar incessantemente a contactar a EDP disseram-me que a minha instalação não foi registada como UPAC na DGEG. Basicamente os técnicos da instalação criaram a minha conta mas não registraram a UPAC. 

Tenho andado á espera que me façam esse registo de forma a virem avaliar o meu contador e continuo sem respostas. 

 

Alguém tem alguma sugestão ou pode ajudar-me?

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/11/2022

@PS sugiro consultar como fazer o pedido e inscrição e registo:

www.dgeg.gov.pt/.../

De igual forma, contactar diretamente a DGEG (21 792 2700) é o mais indicado para ver esclarecidas as suas questões de como proceder.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/10/2022

Boa tarde.
Alguém me pode informar como se processa a instalação de bateria/baterias? Tenho 4 paineis solares, com microinversores, ligados a uma tomada. Os consumos e a produção são apresentados na e-redes. É preciso fazer furos nas paredes? Tem que haver ligação direta ao quadro elétrico ou continua apenas a ligação a uma tomada? A bateria pode ficar ao ar livre, fica onde? É ligada a quê? Não é para eu fazer, mas gostava de saber com a coisa funciona antes de me meter com isso. Estas questões talvez pareçam primárias, mas eu não sei. Peço desculpa. Agradeço alguma informação.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/11/2022
, Respondeu:

Bom dia,

 

Regra geral a instalação de baterias é feita quando possuímos um inversor central e não microinversores como é o seu caso. Poucas marcas de microinversores possibilitam a interligação a baterias e para que o possamos ajudar terá de nos informar qual a marca que foi instalada em sua casa.

 

A instalação de baterias implica sempre uma medição dos consumos elétricos da casa e para isso terá de ser colocado um dispositivo (medidor ou pinça) no quadro geral que por sua vez deve ser interligado com o inversor central ou em algumas marcas ligado a um cabo de internet.

A bateria é colocada junto do inversor e de preferência deve estar no interior a temperaturas estáveis.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis