última atualização: 30/01/2022

Renovação de Moradia - Aquecimento e AQS

Boa tarde,

irei começar um projeto de renovação de uma moradia com cerca de 150m2 na zona de Mortágua, Viseu e estou com algumas duvidas em relação ao aquecimento de aguas sanitárias e aquecimento central. A moradia irá ser toda renovada em termos de isolamento (janelas, telhado, chão e capoto) e não havendo a possibilidade da colocação de A/C, qual acham que será a melhor opção para aquecimento AQS e central? Tendo em conta que as temperaturas mínimas no inverno rondam os 0º graus.

Desde já obrigado pela ajuda.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/01/2022

Bom dia,

Em primeiro lugar verifique junto da E-redes qual a potência contratada e até que valor pode ser aumentada, não sendo para isso necessária a alteração de ramal.

 

No caso de não existir problema com a potência contratada, a opção pode passar pela colocação de uma Bomba de calor (BC) que irá fazer a climatização (piso radiante) e o aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS).

 

Relativamente ao sistema de aquecimento das AQS pode também interligar os painéis solares térmicos (funcionamento por circulação forçada), desde que para isso tenha um depósito com dupla serpentina.

Este tipo de depósito também irá possibilitar a colocação de um sistema de recirculação da água quente, por intermédio de uma bomba de retorno, conseguindo assim uma redução no consumo de água. Esta situação é vantajosa para as casas de banho que estejam longe do ponto de produção das AQS.

 

Fale com o perito qualificado para saber se as suas opções irão possibilitar uma boa classificação energética da casa. Pode encontrar um técnico em: https://www.sce.pt/pesquisa-de-tecnicos/#pesquisa_peritos

 

Para a climatização de Verão pode utilizar a BC, e em muitos casos em vez de utilizar o piso radiante pode utilizar os ventiloconvectores de parede ou de chão, conseguindo assim uma maior rapidez na obtenção das temperaturas desejadas.

 

Se por outro lado não for necessário a climatização de Verão e se tiver gás natural, a opção pode passar pela colocação de uma caldeira de condensação e manter o piso radiante hidráulico.

 

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis