última atualização: 14-01-2020

Qual a melhor solução de aquecimento

Boa tarde,

procuro a melhor e mais económica solução de aquecimento(excluindo os ACs) para uma moradia com cerca de 260m2, no interior de Portugal, com fim turistico?

Conheço o piso radiante hidraulico e sem duvida que é o melhor em conforto, mas sendo para uma solução que nem sempre todos os quartos ou assoalhadas estão a ser utilizadas, qual seria o mais recomendado? O ligar e desligar diferenciado por assoalhada do piso radiante hidraulico durante o Inverno aumenta o consumo de energia ou é uma solução para estar sempre ligada no Inverno?

O piso electrico deve ser mais eficiente(mais rapido para curtas utilizações) mas não deve ser tão economico como o hidraulico, certo? 

Os ventiloconventores(tambem por bomba de calor) também são uma hipotese mas serão tão eficazes/economicos como o piso radiante no aquecimento? A nivel do conforto desconheco a sua eficacia... E será muito importante o conforto pois o Inverno é muito rigoroso( naquela região).

Que solução recomendam?

Agradeço a ajuda nesta decisão.

 

 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Silvia Silva | Moderador
10-01-2020

Olá, Joana.

Estamos a preparar uma resposta e publicaremos assim que possível.
Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

User name Moderator
Silvia Silva | Moderador
14-01-2020

Olá Joana,

Agradecemos o seu contacto e a participação na nossa comunidade.
Relativamente às suas questões: confirmamos a obtenção de maior conforto no aquecimento com o piso radiante hidráulico. Isso não significa que o aquecimento através de radiadores (em número adequado) não possa também proporcionar níveis elevados de conforto.

O piso radiante é um sistema com investimento elevado e que deve ser utilizado diariamente (mantendo a temperatura da água do circuito a aproximadamente 30ºC) para ser compensatório. Assim, o retorno é mais rápido se a utilização for muito intensiva.

Tendo como fim a utilização turística, deve levar em consideração a taxa de ocupação e verificar se se justifica o investimento.

Se pretende uma solução igualmente competitiva, mas com um orçamento mais em conta, a caldeira a pellets ou a gás natural (se fornecido) poderão ser boas opções. Os radiadores podem ser fechados em divisões não frequentadas poupando energia.

Os ventiloconvectores proporcionam igual aproveitamento energético da bomba de calor, mas o aquecimento dá-se por circulação do ar, como num AC. Não sabemos quais as razões para excluir os ACs, mas a diferença entre eles prende-se com a utilização de um gás refrigerante, face a um circuito de água no outro caso.

Para mais informações sobre piso radiante hidráulico vs elétrico, recomendamos que leia o seguinte artigo:

www.deco.proteste.pt/.../pavimento-radiante-eletrico-ou-hidraulico-qual-a-melhor-opcao

Caso se tenha dúvidas por esclarecer, não hesite em colocar novas questões.

Obrigada,
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.