última atualização: 20/12/2019

Aquecimento Central

Boa tarde

Tenho uma moradia em Aveiro onde vou colocar capoto. 

Tenho ar condicionado em todas as divisões mas pertendo instalar aquecimento central porque não gostamos do ar do AC, a melhor altura para o fazer será agora porque posso passar a tubagem pelo exterior e ficar tapada com o capoto.

A minha ideia inicial seria instalar salamandra a pellets com radiadores, no entanto após falar com alguns tecnicos falaram-me na bomba de calor com ventiloconvetores.

Visto o arrefecimento não ser relevante para mim porque já possuo ar condicionado, a nivel de aquecimento qual seria a melhor opção a nivel de conforto e poupança energetica: Salamandra a peletes com radiadores, Bomba de calor com ventiloconvetores ou Bomba de calor com radiadores?

Obrigado

 

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
20/12/2019

Olá Vânia,

O ar condicionado aquece uma divisão através da circulação de ar proporcionando uma climatização da divisão mais rápida. Existem relatos de desconforto ao usar ar condicionado devido ao motor de ventilação estar a uma velocidade muito alta, as temperaturas não estarem devidamente adaptadas (configurar a 21.º C no inverno) ou, ainda, devido ao subdimensionamento do ar condicionado (não tendo a potência suficiente para aquecer uma divisão e mantendo-a com uma variação de velocidade adaptada do compressor e ventilação).

A bomba de calor que refere tem um princípio de funcionamento idêntico ao do ar condicionado, mas o circuito de movimento para trocas de calor é a água em vez de gás. Se está insatisfeita com o ar condicionado, o uso de ventiloconvetores proporcionará a mesma circulação de ar.

Assim, a hipótese que poderá levar em consideração é o uso de elementos por radiador. A caldeira a pellets é uma boa solução com custos energéticos tão competitivos como o ar condicionado, pese o fato de ter que ser instalada numa sala técnica adaptada para o efeito e com as devidas condições de segurança, ventilação e extração de fumo. O investimento quando comparado com a bomba de calor ar-água é inferior.

Caso tenha alguma questão, disponha.

Obrigado,
Equipa Energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.