última atualização: 10/12/2018

Recuperador de calor a água

Tenho instalação de aquecimento central com caldeira a gás natural, em moradia.

Estou a pensar colocar recuperador de calor a água como alternativo/complementar ao gás.

Qual o vosso conselho e se possível me informem quais os aparelhos de melhor relação qualidade/preço.

Grato pela vossa atenção

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
03/12/2018
Melhor resposta

Olá José,

Existe alguma tecnologia díspar no mercado e cada uma delas pode ser a escolha acertada para diferentes perfis de consumo do utilizador.

Não podemos nos cingir a determinar com certeza qual é o aparelho que tem melhor qualidade/preço relativamente aos outros sem termos de comparação.

Pode o José explicitar melhor o que pretende? Porque pretende substituir e/ou complementar o gás natural com o recuperador de calor? Existe alguma necessidade específica? Está insatisfeito com o sistema que já tem instalado?

Cumprimentos

Equipa Energias renováveis

User name
JOSE MANUEL DE LIMA MARTINS ,Respondeu:
06/12/2018

Olá Bruno, boa tarde.
Estou razoavelmente satisfeito com a caldeira a gás natural, apesar das condicionantes.
Fui aconselhado a, no local onde anteriormente tinha um fogão de sala, colocar um recup. de calor a água como complemento do gás, utilizando os equipamentos já existentes. Por um lado iria utilizar lenha em vez do gás e usufuir do conforto que a lenha a arder nos pode proporcionar.( ex rec. calor - calida 80 ?)
Muito obrigado.
Cumprimentos
José

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
10/12/2018

Olá José,

Agredeço o feedback pedido,

Falando em termos económicos os custos por /kWh produzidos pela fonte energética a gás natural continuam a ter um custo de utilização muito competitivo, a rondar os 0,08€/kWh. 

A substituição de uma caldeira de gás natural por um recuperador de calor terá custos avultados de investimento podendo não haver retorno pelo que aconselhamos que a sua alteração seja feita caso haja avarias do sistema ou o equipamento tenha já alguma idade e não seja energeticamente eficiente.

Se em termos económicos/poupança não vemos razão para a alteração, motivos comportamentais/estética e ambientais poderão ser fatores determinantes para que ocorra o mesmo. 

Um recuperador de calor seja a lenha ou pellets tem um custo de utilização mais baixo que o gás natural e se conseguir obter lenha gratuitamente a solução poderá ser muito viável pese o alto investimento e o processo mais manual de alimentação da fonte de energia.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.