última atualização: 25/01/2021

Qual o melhor Sistema de AQS para casa bem isolada?

Boa tarde e muitos parabéns por este forum.

Estou a construir uma casa T3 piso térreo, que terá um isolamento muito bom e boa exposição solar a sul e nascente. 

Para climatização já decidi que iremos usar o AC.

No entanto para AQS, com tanta oferta, estou um pouco confuso. Entre painel solar (somente), painel solar com apoio de bomba de calor, ou painel solar com apoio de termoacumulador o que aconselham? Estou aberto a outras opções claro.

E dentro dos paineis solares, qual a capacidade que aconselham e se devem ser de termossifão ou circulação forçada?

De notar que não temos gás natural. Somos 2 adultos e uma criança, ou seja, dois banhos de manhã e um à noite.

Obrigado

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/01/2021

Bom dia,
Obrigado pelo seu comentário.

Relativamente aos equipamentos de ar condicionado veja os testes efetuados em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results.
Deverá ter atenção para que sejam efetuados testes de estanquecidade às tubagens de cobre colocadas entre as máquinas interiores e a máquina exterior, para que após a instalação dos equipamentos não surjam problemas com fugas de gás. Se possível opte por máquinas que já utilizem o novo gás R32.
Tenha também em atenção ao esgoto colocado a partir de cada máquina interior que deve conseguir escoar a água produzida pelo equipamento.

Relativamente ao sistema para produção de AQS deverá analisar aquilo que está no projeto, mas atendendo à tipologia aconselho a utilização de um volume de acumulação de 300L. Pode adquirir uma bomba de calor para produção de AQS com essa capacidade e interligar dois coletores solares térmicos (com funcionamento em circulação forçada) para redução dos consumos de eletricidade.
Os coletores solares pode adquirir numa segunda fase, desde que garanta a correta pré-instalação.

Tendo em conta que tem um depósito vertical pode efetuar um recirculação das AQS, garantindo assim uma rápida entrega da água quente nos locais de consumo.

Aconselho também a colocação de painéis fotovoltaicos, podendo optar pela colocação de um inversor hibrido (permite upgrade para baterias de Litio) colocado na zona técnica e interligado com o quadro principal. É importante que na altura da construção seja preparado o telhado para posteriormente receber os painéis fotovoltaicos, assim como a existência de um ponto de internet junto do inversor e uma tubagem desde o inversor ao quadro elétrico principal (QP) para a colocação de cabo de comunicação. Também deve ser garantido no QP um espaço para o equipamento de medição de consumos que ficará ligado à central de produção de energia (mínimo 4 módulos).
Por ultimo e se possível deixar um ponto de eletricidade na garagem (direto QP) para a colocação de um posto de carregamento de viatura elétrica. No caso de ter corrente trifásica na moradia, no QP garantir o espaço de 8 módulos.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
20/01/2021
, Respondeu:

Boa tarde Pedro,
muito obrigado pela resposta super completa.

Então pelo que percebi, na questão das AQS aconselha a colocar uma bomba de calor, ligada a paineis térmicos. Ou seja, não aconselha um termoacumulador ligado aos painéis.

Agradeço o conselho sobre os paineis fotovoltaicos também, tem alguma ideia de quantos paineis se deverá instalar (família de 3 pessoas)?
Vocês têm algum comparativo para perceber esta questão?

Obrigado desde já!

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/01/2021
, Respondeu:

Bom dia,

Foi sugerida a Bomba de calor em conjunto com os coletores solares térmicos, pois é bastante eficiente, comparando com uma resistência elétrica (usada para o aquecimento complementar), que é ineficiente e que irá ser um fator negativo no processo de certificação energética do imóvel.

O numero de painéis fotovoltaicos irá depender do consumo elétrico, mas pode começar pela aplicação de duas unidades (600W) e posteriormente ampliar a instalação, no caso da utilização de microinversores. No caso da utilização de um inversor central, então o numero de painéis fotovoltaicos irá ser superior e depende das características de cada equipamento, mas normalmente é necessário a instalação de 1000W.

Aconselho a ver: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/eletricidade-gas/noticias/autoconsumo-seis-dicas-para-saber-se-este-e-o-sistema-indicado-para-si.

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis/testes/paineis-fotovoltaicos/resultados

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.