última atualização: 02/02/2021

Melhor solução aquecimento central e águas sanitárias

Boa tarde

Resido numa habitação com cerca de 20 anos em Vila Nova de Famalicão. 

Somos 2 adultos e uma criança

Trata-se de uma moradia em banda (gaveto), com

- cave ~65 m2 (garagem e lavandaria)

- rés-do chão ~65 m2 (cozinha, sala de estar/jantar, WC e hall de entrada/escadas)

- 1º andar ~65m2 (1 suite com WC, 2 quartos, 1 WC, corredor/escadas)

 

Neste momento tenho aquecimento por radiadores e AQS com caldeira a gasóleo + alternativa de AQS com esquentador a gás propano. A casa das máquinas é no terraço exterior, anexo e adjacente à moradia (parede da cozinha).

tenho também Lareira na sala de estar e Jantar, mas que não uso e nem posso usar, por reter o fumo em casa e ser um desperdício de lenha.

O nosso padrão de consumo das AQS passa por banhos de 2 adultos de manhã (pelas 7-8h) e 1 banho de criança à noite (pelas 21h)

Ao nível de aquecimento as nossas necessidades são durante o fim de dia e noite e aos fins de semana todo o dia.

Gostaria de saber qual será a melhor solução custo/efectivo para AQS e Aquecimento? sem necessidade de muitas obras. 

E a solução ar condicionado? Seria mais custo/efectivo?

Painéis solares? 

Desde já o meu muito obrigado por qualquer ajuda.

 

Os melhores cumprimentos

Nuno Gonçalves

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/01/2021

Boa tarde e a minha primeira vez por aqui .Tenho uma vivenda situada em benavente ,santarem com 25 anos .nao temos nenhum sistema de aquecimento ou ar acondicionado .agora que pensamos em viver nela continuamente ,temos uma duvida qual o sistema que nos iria melhor tanto em inverno como no verao .a casa tem 160 metros em duas assoalhadas .temos que fazer alguma obra ? .alguma empresa recomendada no ribatejo. Muitos obrigada a todos e bom trabalho o vosso.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/02/2021
, Respondeu:

Bom dia,

Para a climatização no Inverno e verão o ideal seria um equipamento de Ar condicionado.

Proponho a leitura destes dois artigos:

https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/guia-de-compras/ar-condicionado-guia-de-compras

https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results)

A aplicação de um equipamento de Ar condicionado implica no mínimo furar a parede para conseguir interligar a unidade interior com a unidade exterior, mas em muitos casos é possível uma instalação “costas com costas” ou seja a máquina exterior fica à mesma altura da máquina interior e assim já não irá ver tubagem na parede.

Para além disso tem de existir uma alimentação elétrica à máquina exterior, que em muitos casos é proveniente de uma tomada monofásica, mas o ideal é ser ligada diretamente ao quadro elétrico principal.

Após a escolha de uma marca, peça o contacto de um instalador certificado pela mesma para a sua zona.

É importante que verifique se existe a necessidade de isolamento da moradia, para que assim não existam perdas de energia desnecessárias.

Alguma dúvida adicional disponha.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/01/2021

Bom dia Sr. Nuno Gonçalves,
Em primeiro lugar verifique qual a potência máxima admissível (PMA) da sua instalação elétrica junto do seu fornecedor, para que no caso de ter de efetuar um aumento de potência seja possível, sem necessidade de efetuar um projeto com nova certificação da instalação por entidade inspetora.
A instalação de uma Bomba de calor (BC) de Alta temperatura é a solução que não implica obras, ou seja, apenas é necessário retirar a caldeira a gasóleo e interligar o novo equipamento ao circuito já existente (ida e retorno para o aquecimento).
Visto o aquecimento da casa ser feito por radiadores existe a necessidade da temperatura do circuito ser alta, por isso é mais aconselhado a utilização da BC de Alta temperatura. No caso de optar por uma BC de Baixa temperatura então o numero de elementos dos radiadores terão de ser aumentados, para que assim a área da dispersão do calor seja maior.
Verifique se a instalação elétrica efetuada para a zona técnica permite a interligação deste equipamento, podendo existir a necessidade de substituição dos fios de alimentação do quadro elétrico parcial existente nessa zona.
Para a climatização da sala de estar e jantar o ideal seria conseguir a colocação de radiadores e desta forma toda a casa ficaria climatizada. Se não for possível, então a opção de um equipamento de ar condicionado é interessante. Para ajudar na sua escolha veja: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results.
Por forma a reduzir os custos com o aquecimento das AQS, opte pela utilização de um sistema solar térmico, que no caso de ter um depósito de dupla serpentina na zona técnica apenas necessita de adquirir os coletores solares térmicos e restantes acessórios, como por exemplo a bomba de circulação e central de comando. No caso de ter um depósito de 200L, apenas necessita de um coletor solar térmico.
Contacte uma ou duas empresas da sua zona e solicite uma visita técnica com apresentação de orçamento para as diversas soluções.
Alguma dúvida adicional, disponha.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.