última atualização: 02/02/2021

Tenho um t3 110m ,bomba de calor dá para aquecimento ?

Bo m dia tenho um T3 de 110 metros gostaria de saber se uma bomba de calor dá para fazer o aquecimento central visto que tenho pré instalacao feita .O que mais se adequa para esta situação .Em leiria ,propriedade horizontal res -do-chão .

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/01/2021

Bom dia,
As bombas de calor (BC), à semelhança de um equipamento de ar condicionado necessita de uma unidade exterior e uma unidade interior e a sua dimensão irá depender da potência necessária para climatizar um espaço. Entre as duas unidades existe um circuito composto por tubagem de cobre (2 tubos) onde passa o gás, cabo de comunicação e cabo de alimentação elétrica.
A partir da unidade interior sai a tubagem (ida e retorno para o aquecimento ou arrefecimento), podendo ser utilizados nas diversas divisões radiadores (só aquecimento), piso radiante ou ventiloconvectores que em ambos os casos permitem o aquecimento e arrefecimento.
A pré-instalação existente deve estar prevista para a colocação de radiadores, correto?
Sendo assim o ideal seria a utilização de uma BC de alta temperatura e no caso de não ser possível a sua aplicação, então deve optar por uma BC de baixa temperatura, mas deverá aumentar o numero de elementos de cada radiador, por forma a permitir uma maior dissipação do calor.
Deverá também avaliar junto da empresa que lhe der o orçamento a possibilidade de colocação dos ventiloconvectores (dimensão semelhante aos radiadores) e desta forma pode fazer climatização no Verão, mas tenha em atenção que irá implicar a colocação de um ponto de eletricidade e esgoto em cada ponto de colocação do equipamento.
A BC de calor também pode fazer o aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS), mas para isso necessitaria de estar conectada a um depósito.
Outra opção passa pela colocação de uma caldeira a gás natural de condensação, para a produção das AQS e aquecimento central. Em principio a pré-instalação deve estar preparada para este equipamento, sendo apenas necessário ter em atenção à extração dos gases que deve ser para o exterior, por exemplo na parede da cozinha.
Antes de qualquer aquisição, peça para fazerem testes à pré-instalação de forma a verificarem qual o tipo de tubagem colocada e se existe alguma fuga de água.
Espero que o tenhamos ajudado e se possível partilhe com a comunidade a sua decisão.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/01/2021
, Respondeu:

conhece ou faz a montagem ,so para aquecimento central e aguas sanitarias visto que tenho pre instalação ,em leiria? obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/02/2021
, Respondeu:

Olá Carlos, 

Sugerimos que, depois de escolher a marca dos equipamentos, contacte a mesma empresa para a respetiva instalação. Se preferir, também pode consultar uma lista de empresas e profissionais testados e validados pela DECO PROTESTE. Saiba mais sobre a DECO PROTESTE Select em https://www.deco.proteste.pt/select

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.