última atualização: 02/03/2020

Aquecer água num apartamento pequeno

Tenho um esquentador num apartamento, que só utilizo para férias e alguns fins-de-semana. Pretendo mudar o sistema a gás de botija para elétrico, por uma questão de segurança e comodidade no fornecimento. Não tenho muito espaço disponível. Somos habitualmente duas pessoas. Pelas dimensões dos equipamentos que investiguei, penso que uma bomba de calor obriga a ter um espaço grande disponível, que não tenho...

Qual é o sistema que me aconselham, tendo em conta o meu pequeno apartamento?

Pensei no termoacumulador Fleck  Duo 7 ou Fleck Duo 5, de 80l ou 100l... Que comentários vos suscitam estas hipóteses? 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/03/2020

Olá, João,

De acordo com o perfil que descreve, se quiser fazer um investimento avultado num equipamento que é usado em situações esporádicas ao longo do ano, o retorno face ao pouco consumo é muito baixo. Se analisarmos do ponto de vista económico, não lhe compensa.

Existem 2 soluções. O termoacumulador, em que o investimento é relativamente baixo, mas com custos de consumos energéticos elevados. Ou uma bomba de calor. A bomba de calor AQS de chão e de grande capacidade exige um espaço técnico adequado. Face a esta impossibilidade, verifica-se a sua inviabilização técnica. Além disso, apesar de ter uma grande competitividade quanto ao custo de energia, o seu investimento é avultado, não se justificando face ao pouco uso que irá ter. Existe uma solução que pode ser justificável para o seu caso. Uma das hipóteses é a Ariston Lydos, que tem custos de energia baixos no seguimento da usual bomba de calor AQS, mas com um investimento mais em conta, tendo um design idêntico a um termoacumulador.

Pode aceder ao nosso teste aqui:

https://www.deco.proteste.pt/comunidades/energias-renovaveis/aguas-quentes-sanitarias/conversation/3215/testamos-o-ariston-lydos-hybrid-a-bomba-de-calor-de-que-toda-a-gente-fala.

Esperamos ter ajudado a esclarecer a questão. Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.