Termossifão em tubos de vácuo da zantia

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa tarde

Gostava de obter informação qual a diferença entre painel solar em tubos de vácuo e   de colector no que diz respeito ao rendimento para zona norte se compensa tubos de vácuo.  O sistema produz agua quente na zona norte mesmo no inverno, ou tem melhor produção do termossifão tradicional.

Obrigado

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento de Água da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
29/04/2016

Boa tarde, caro S. Ribeiro,

Motivado pela sua questão, fui ao site da marca em questão procurar mais informação e, vendo que têm certificado SolarKeymark para o sistema, tentei encontrar o dito certificado.

Com base no certificado, poderia dar-lhe mais indicações sobre a produção e comparar com outros sistemas semelhantes mas com coletores planos. Infelizmente, na base de dados do SolarKeymark não constam os sistemas termossifão dessa marca.

A principal vantagem do coletor de vácuo e perder menos calor que os coletores planos, estando mais indicado para climas frios ou para sistemas em que necessite de água a uma temperatura mais elevada.

Para o nosso clima, há algo que deverá levar em linha de conta e que é a temperatura de estagnação; No caso dos coletores de tubos de vácuo, pode atingir valores muito elevados, levando a uma deterioração mais acelerada dos componentes como sejam o isolamento térmico, juntas e vedantes, principalmente.

O anti-congelante usado em sistemas com coletores de tubos de vácuo também tem caraterísticas distintas, sendo mais caro que o anti-congelante usado nos coletores planos.

Tal como já indicado pelo António Monteiro, sugerimos que solicite simulações de produção com várias alternativas de sistemas.

O Solterm, apesar de já não ser o software mais atual, permite de uma maneira muito fácil verificar os desperdícios de energia (altura em que o sistema produz mais do que o que irá necessitar). Se estes forem muito elevados, será de considerar outro sistema.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Bom dia.

A minha sugestão vai no sentido de pedir ao instalador da sua preferência que lhe apresente estudos de produção dos vários sistemas tendo em conta as suas necessidades, localização, condições técnicas etc. Uma das ferramentas poderá ser o Solterm e perceber a contribuição solar e custos energéticos.

Outros factores a ter em conta: custos associados de manutenção anuais que pode variar entre soluções, protecção a corrosão, longevidade da solução etc.

AMonteiro

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.