Notícias

Wi-fi 6 permite ligação wi-fi mais rápida em casa

O wi-fi 6 já está disponível em vários equipamentos e traz maior velocidade e eficiência, menor consumo e permite ligar mais dispositivos em simultâneo.

29 julho 2022
Wi-fi 6

iStock

A sexta geração da tecnologia de redes wi-fi corresponde à norma 802.11ax. Em 2018, a Wi-Fi Aliance, que promove as tecnologias sem fio e a sua interoperabilidade, decidiu implementar uma mudança na forma de diferenciar cada norma wi-fi, tornando a tarefa mais imediata. A nova nomenclatura, mais clara e fácil de entender, substitui os nomes técnicos atribuídos pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), que é a organização que define as normas técnicas das redes.

As normas 802.11n, 802.11ac e 802.11ax passaram também a ser conhecidas apenas por wi-fi 4, wi-fi 5 e wi-fi 6 e há novos símbolos para combinar com os nomes.

Logos wi-fi

O wi-fi 6 traz algumas vantagens:

  • maior velocidade, sendo que poderá ocorrer um aumento de cerca de 40% na velocidade de pico;
  • velocidade média cerca de quatro vezes mais rápida por utilizador, em ambientes com vários dispositivos ligados;
  • permite uma maior quantidade de dispositivos ligados;
  • garante uma melhor eficiência e menor consumo de energia. Por esta razão, proporciona um melhor desempenho e menor latência para as aplicações que necessitam de informação em tempo real, como os jogos online e a realidade virtual aumentada.

Atualmente, já há muitos dispositivos que suportam wi-fi 6, como smartphones Apple (a partir do iPhone 11), Samsung Galaxy (a partir do S10), além de alguns modelos de marcas como Huawei, Xiaomi, OnePlus, Oppo, Realme e Honor. A PlayStation 5 é a primeira consola com esta tecnologia. A Intel também usa a norma desde os processadores de computador da 9.ª geração e a maioria dos computadores à venda também já a suportam. Está ainda disponível nos novos routers e extensores fornecidos pelos operadores portugueses.

Por fim, o wi-fi 6 é compatível com as versões antecedentes. Contudo, não conseguirá beneficiar do aumento da velocidade na transmissão de dados.

Mas vale a pena mudar já para o wi-fi 6? Não é essencial, mas terá todo o interesse se já tiver equipamento compatível com esta norma (como telemóvel, computador, extensor de rede ou consola) e tiver possiblidade de obter um novo router, sem implicar pagar aluguer ou ter grandes despesas adicionais.

Posso pedir a troca do router?

Procurámos conhecer o procedimento dos três principais operadores de telecomunicações.

  • Na MEO, os clientes podem solicitar a troca do router FiberGateway atual pelo modelo com wi-fi 6, mas terão de pagar a deslocação do técnico (40 euros) e 2,99 euros mensais, pelo aluguer, mas não há alteração do período de fidelização. Outra solução é contratar um dos pacotes que inclui este router (está identificado na descrição do mesmo), mas implica novo contrato e o respetivo período de fidelização.
  • A NOS indicou que o GiGA Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos clientes que contratem velocidades de 500 Mbps ou 1 Gbps. Já os atuais clientes que pretendam este router têm de subscrever estas ofertas, que implicam novo período de fidelização. Contudo, se tem interesse em passar para o wi-fi 6, aconselhamos que se informe se a NOS permite a mudança mediante o pagamento da deslocação do técnico e do aluguer mensal.
  • Segundo a Vodafone, o novo Smart Router com wi-fi 6 está disponível em novas adesões ou refidelizações de atuais clientes de fibra (exceto Fibra Rural), em pacotes selecionados, ou seja, implica novo período de fidelização. Mais uma vez, aconselhamos que pergunte se há possibilidade de pagar a deslocação do técnico e um valor adicional pelo aluguer do equipamento.

O que é o wi-fi 6E?

Trata-se de uma extensão do wi-fi 6, que, inclusive, adota a mesma denominação técnica: 802.11ax. A diferença é que as redes wi-fi compatíveis com esta tecnologia passam a funcionar em modo tri-band, em vez de dual-band. Assim, o wi-fi 6E, além das frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, também suporta a frequência de 6 GHz. Por questões físicas, nas frequências de rádio mais elevadas, como o 6 GHz, a ligação atinge velocidades superiores embora o alcance seja mais limitado. Tal implica que se consiga velocidades superiores nos dispositivos compatíveis com wi-fi 6E que estejam próximos do router. Esta possibilidade pode ser útil para a utilização de realidade virtual sem fios ou streaming de conteúdos em 8K na TV, por exemplo.

A sua net está lenta?

A nossa ferramenta de teste permite avaliar a velocidade da ligação à internet. Se, depois de três medições, se confirmar uma velocidade de download bastante inferior à contratada, ajudamos a reclamar junto do operador e da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações). 

Teste a velocidade da internet

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.