Pasta de dentes: desvende 6 mitos sobre a limpeza da casa
Além da higiene oral, usa a pasta de dentes para dar brilho ou tirar manchas em casa? Saiba que este produto pode ser demasiado abrasivo para alguns objetos e acabar por danificá-los. Conheça alguns mitos de limpeza associados à pasta de dentes.
Em casa terá, pelo menos, uma embalagem de pasta de dentes para a higiene oral da família. Às vezes, mais do que uma com diferentes sabores, para as crianças ou para dentes mais sensíveis. Certamente já ouviu dicas de limpeza em que se faz uso da pasta de dentes para polir, dar brilho ou tirar manchas. Em algumas situações, o uso deste produto abrasivo pode ter efeitos contrários, como danificar o objeto a limpar.
Siga as dicas para fazer a limpeza de alguns produtos ou materiais sem precisar de recorrer à pasta de dentes.
1. Vidros e espelhos sem manchas
A evaporação da água da chuva deixa manchas nos vidros que não são difíceis de tirar. O uso de uma substância abrasiva para limpeza, como a pasta de dentes, permite que faça menos força ao esfregar, mas pode deixar riscos. Além de ser difícil escolher a pasta menos abrasiva entre a grande variedade à venda no mercado, será sempre necessário limpar os vidros após a aplicação da pasta de dentes.
O mesmo se aplica ao espelhos que tem em casa e aos do carro. Polir a superfície dos espelhos retrovisores mais sofisticados, que apresentam sinalização de aviso, por exemplo, poderá danificá-los.
2. Ferro de engomar limpo
Remover sujidades e/ou resíduos da base do ferro de engomar faz com que este deslize melhor e evita danos ou nódoas na roupa. Comece por consultar o manual de instruções. As bases dos ferros de engomar são feitas de materiais diferentes, consoante o fabricante, e alguns modelos podem ter recomendações específicas. O uso de produtos abrasivos para limpar a base do ferro não é recomendável, por isso, evite usar pasta de dentes.
Para limpar a base, ajuste o termóstato do aparelho para a temperatura mais baixa. Há sujidades mais difíceis de eliminar, como tecido derretido ou queimado. Neste caso, ajuste o termóstato para uma temperatura média. Passe um pano húmido para remover sujidades agarradas. O pano deve ser macio e deve passá-lo delicadamente, para não riscar a base do ferro e, em consequência, provocar danos na roupa. Use um cotonete para limpar por dentro e em volta dos orifícios de saída do vapor.
Antes de voltar a usar o ferro de engomar, deixe-o secar completamente.
3. Pratas a brilhar
O uso de pasta de dentes para limpar prata é bem conhecido, mas só resulta se for usada pasta em creme e não em gel. Outra solução passa por cobrir o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicionar vinagre até começar a fazer espuma. Coloque as peças de prata na mistura e deixe de molho durante 15 minutos. Esfregue suavemente e enxague bem. A técnica de limpar prata com vinagre pode ajudar a remover a oxidação e restaurar o brilho das suas peças.
4. Paredes livres de riscos
Os produtos abrasivos ajudam a remover das paredes a sujidade leve a moderada. No entanto, podem alterar ligeiramente a cor das paredes, sobretudo se estas forem pintadas de cores fortes e/ou com brilho. Antes de passar para uma limpeza maior, experimente sempre numa zona não visível. Nunca use pasta de dentes se não for totalmente branca. Pode, por exemplo, usar um creme de limpeza abrasivo.
5. Camisas sem nódoas
Terá mais hipóteses de sucesso se usar um tira-nódoas com oxigénio ativo nos colarinhos e nos punhos das camisas. Trata-se de um produto rico em tensioativos que ataca a maioria das nódoas, e a ação mecânica de esfregar completa o processo. Além disso, o uso de pasta de dentes que não seja totalmente branca pode, só por si, agravar ainda mais a nódoa existente.
6. Caixas de plástico sem odores a comida
Leva a marmita para o trabalho e ao fim do dia, de regresso a casa, o cheiro da comida está entranhado na caixa de plástico? Além do odor, muitas vezes estes recipientes ficam manchados. Dispense a pasta de dentes nesta limpeza. Um bom detergente da loiça cumpre a sua função e deixa as caixas lavadas e sem manchas.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
