Dicas

GPS: guia de compras

Os GPS incluem várias opções que podem ser caras, como serviços live, cálculo inteligente de rotas, assistente de mudança de faixa de rodagem e sistemas antirroubo. Escolha um com boas instruções vocais para não ter de confirmar as informações no ecrã e desviar o olhar da estrada.

 

Funções úteis de um GPS na estrada

  • O grafismo deve permitir uma leitura rápida. Imagens em três dimensões podem aumentar a distração na estrada.
  • Boa parte dos GPS tem leitor de mp3 e cartões SD (Secure Digital) ou Micro SD.
  • Os com Bluetooth e microfone integrado podem ser usados como kit de mãos-livres do telemóvel.
  • Por vezes, é possível ouvir as instruções vocais pelos altifalantes do carro: via Bluetooth, desde que o GPS e o rádio possuam tal ligação, ou através de um transmissor FM.
  • Alguns GPS trazem o traffic message channel (TMC) para receber, via rádio, informações e mudar de trajeto em caso de acidente, obras ou engarrafamentos. Porém, a tecnologia ainda não está disponível em Portugal, nem há previsão para ser implementada a curto ou médio prazo.
  • Quase todos os GPS indicam a localização de farmácias, hospitais ou outros, informações que podem ser atualizadas pela Internet.
  • Há GPS que permitem escolher percursos pedestres e gravar destinos frequentes, indicam a aproximação de radares fixos e emitem um aviso sonoro caso exceda o limite de velocidade. Esteja atento aos sinais de trânsito na estrada e não se guie apenas pelos indicados no ecrã.

 

Prepare a viagem com o GPS

  • Atualize os mapas, as informações sobre radares e os pontos de interesse no seu GPS. Para tal, registe-se no sítio do fabricante.
  • Quando possível, o melhor é instalar o aparelho no tabliê e não no para-brisas, solução que limita o campo de visão para a estrada.
  • Na véspera da viagem, ligue o GPS e espere que o aparelho faça a localização dos satélites. Na partida, o GPS levará apenas alguns segundos a situar-se. 
  • Introduza o destino da localização enquanto está parado. Em andamento na estrada, não só pode causar distrações, como leva mais tempo a calcular a rota.
  • Pode introduzir no GPS a localização do destino, centro de uma cidade, código postal ou coordenadas geográficas. Grave os destinos frequentes.
  • GPS no smartphone: opção mais em conta
Se o seu smarphone tem recetor de GPS, pode instalar um programa de navegação. Precisa ainda de um suporte para usar o aparelho no carro e recomenda-se o uso de um carregador de isqueiro, para não esgotar a bateria durante a viagem. No geral, estes telemóveis cumprem a função e podem ser especialmente úteis em percursos pedestres. O desempenho depende das características do telemóvel: qualidade e tamanho do ecrã ou qualidade do altifalante.

A quantidade de aplicativos disponível depende do sistema operativo, com bons resultados na maioria dos casos. Quanto a preços, pode poupar mais de 75% face aos aparelhos GPS monofunção com mapas de cobertura geográfica similar. Mais: o telemóvel acompanha a maioria dos consumidores diariamente, pelo que está sempre à mão se houver dúvidas sobre o caminho a seguir.
Exclusivo Subscritores Superior

Descubra todas as vantagens durante 2 meses, por apenas € 2

Além do acesso ilimitado ao portal, tem mais de 50 juristas ao seu dispor, o cartão DECO + para descontos imediatos e revistas com estudos independentes.

Se já é nosso subscritor,  faça login para ler o artigo completo.


Subscrever