Notícias

Bons vinhos Syrah por menos de 3 euros

Início

A maioria dos vinhos tintos testados produzidos com a casta Syrah são mesmo bons. Encorpados, cheios de cor e caráter, custam desde 2,49 euros. 

brinde com dois copos de vinho tinto a chocalhar

iStock

Testámos uma dúzia de vinhos tintos produzidos com a casta Syrah, cujo preço mínimo oscila entre 2,49 e 11,95 euros, dependendo das marcas. Surpreenda os seus convidados à mesa, com a qualidade das Escolhas Acertadas, desde 2,49 euros. Além de poupar quase dez euros por garrafa face ao vinho mais caro do teste, de qualidade idêntica, vai certamente agradar a apreciadores de tintos. 

Atualizámos o comparador de vinhos exclusivo para subscritores do Guia de Vinhos, com os 12 novos tintos Syrah. Destacamos o Vinha do Rosário Syrah 2020, do Lidl, um dos mais baratos do teste, com muito bons resultados nas análises e cinco estrelas na prova de degustação. As cadeias de supermercados continuam a encantar os consumidores, com produtos de qualidade a preços imbatíveis. Mas há mais nomeados, com 78% ou mais na Qualidade Global. 

Casta rica em cor com maior expansão mais a sul

A Syrah ganhou fama em França, em particular no Sul, na região do vale do rio Ródano (Rhône), mas crê-se que a origem remonte a tempos longínquos. Dotada de pequenos bagos negro-azulados envoltos numa película grossa, esta casta de vigor e rendimento médios cresce em locais com condições climáticas distintas. Espalhou-se pelos quatro cantos do mundo, incluindo pela Austrália, onde é conhecida como Shiraz. Em Portugal, encontra maior expansão nas regiões mais a sul, como Alentejo, Lisboa, Tejo e Península de Setúbal.

Os vinhos monocasta, também designados varietais ou estremes, são produzidos com uma só casta, ao contrário dos vinhos de lote ou blend. Mas, inexplicadamente, o produtor pode referir uma só casta no rótulo desde que o vinho tenha sido produzido com um mínimo de 85% de uvas dessa espécie (e não 100%, como seria expectável e desejável). Se é apreciador de vinhos monocasta, saiba que também testámos recentemente vinhos brancos Sauvigon.

Vinhos Syrah com caráter e longevidade

Como em todos os nossos testes a vinhos, além de análises laboratoriais para avaliar a composição, os néctares foram submetidos a uma prova de degustação às cegas por um painel de provadores profissionais.  

Maioria passa em todos os testes com distinção  

Em laboratório, os vinhos Syrah apresentam uma composição correta, embora dois apresentem uma acidez volátil um pouco mais elevada, mas ainda dentro dos limites legais. Esta análise, quando elevada, pode indiciar problemas de conservação do vinho.

No reino dos conservantes, não nos cansamos de repetir que o ácido sórbico é dispensável nos vinhos, motivo pelo qual somos sempre exigentes neste critério. Permitido até 200 miligramas por litro, nesta quantidade, não tem propriedades antibacterianas nem real eficácia, sobretudo em vinhos secos, como a maioria dos vinhos em teste (com baixo teor de açúcares). Apenas um dos vinhos testados continha este aditivo. Apesar de estar dentro do limite legal, penalizámo-lo nas análises.

Já o dióxido de enxofre é um conservante que pode ser útil. Reforça o caráter frutado e a frescura: na sua falta, os vinhos poderiam azedar depressa. Mas deve ser usado com parcimónia, pois, em pessoas sensíveis, pode causar dores de cabeça, problemas digestivos e de pele e até asma. Embora os vinhos respeitem a lei, um deles poderia ser mais contido.

Todos os Syrah agradaram aos provadores

Nas provas de degustação, todos os tintos testados obtiveram quatro e cinco estrelas. Frutados, encorpados, de cor granada, por vezes, com tons violáceos, foram algumas características destacadas por um grupo de provadores profissionais nas "provas cegas": não sabiam que vinho estavam a analisar, para que nenhum elemento do rótulo pudesse influenciar a apreciação.

Desde que bem conservados, com a garrafa deitada, em local escuro, fresco e não muito húmido, pode guardá-los durante algum tempo. Eis uma boa aposta para guarnecer a sua garrafeira para as próximas festividades. 

Exclusivo para subscritores do Guia de Vinhos

Atualizámos o comparador de vinhos exclusivo para subscritores do Guia de Vinhos, com todos os tintos Syrah testados. Destacamos três nomeados, todos com 78% ou mais na Qualidade Global.

Se já for subscritor, faça login e descubra todas as nossas recomendações ou aceda à app DECO Vinhos para encontrar o estabelecimento com o melhor preço.

Ao subscrever o Guia de Vinhos tem acesso livre a todos os resultados no nosso comparador online, com análises laboratoriais e provas a mais de 300 vinhos. Recolhemos preços numa centena de estabelecimentos físicos e online, para que encontre os seus vinhos favoritos na loja mais barata perto de si.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.