iPhone 16: análise aos modelos da nova série da Apple
A DECO PROteste levou para o laboratório os novos modelos da série iPhone 16, que a Apple lançou em setembro. Os resultados dos testes confirmam que os novos modelos são apenas um pouco melhores que os seus “irmãos mais velhos”. Veja a análise especializada.

Como a informação apresentada durante o último evento da Apple fazia prever, os resultados de laboratório dos iPhone16 são apenas ligeiramente melhores do que os seus antecessores, os iPhone 15 de 2023. Pelo menos, até que a atualização do sistema operativo que integra os novos recursos de inteligência artificial fique disponível na Europa.
Tal como nos anos anteriores, foram lançados dois modelos “standard” e dois modelos Pro da nova versão do iPhone.
Ver análise aos modelos do iPhone 16
iPhone 16 e 16 Plus
Os iPhones 16 e 16 Plus mantêm as diagonais de ecrã das versões anteriores, respetivamente 6,1” e 6,7”. No que respeita a melhorias, destaca-se o novo processador A18, que oferece maior desempenho e eficiência energética.
O sistema de câmaras também foi aprimorado, e estes modelos de iPhone 16 apresentam dois novos botões. Um botão de “ação”, introduzido na geração antecessora nos modelos Pro; e outro de “controlo da câmara”, que se pressiona para tirar uma foto e iniciar a gravação de um vídeo ou desliza para ajustar recursos como estilo ou zoom.
Estes modelos de iPhone, além do clássico preto e branco, estão disponíveis nas novas cores azul ultramarino, verde-azulado e rosa.
iPhone 16 Pro e 16 Pro Max
Os modelos 16 Pro e 16 Pro Max aumentaram ligeiramente as diagonais de ecrã em comparação com os seus antecessores, passando de 6,1 para 6,3 polegadas, e de 6,7 para 6,9 polegadas, respetivamente. Assim, o iPhone 16 Pro Max é o maior de todos os iPhones.
Nestes modelos também foram introduzidas algumas melhorias dignas de nota. Por exemplo, estão equipados com o chip A18 Pro, com maior desempenho e eficiência energética, e um novo “neural engine”. Segundo a Apple, esta funcionalidade torna estes aparelhos particularmente adequados para lidar com tarefas de inteligência artificial.
O sistema de câmaras também foi melhorado. Os modelos Pro já incluíam o botão “ação” na geração anterior e mantêm-no na atual tal geração, acrescentando agora o novo botão lateral de “controlo da câmara”. Os iPhones 16 Pro e 16 Pro Max estão disponíveis na cor de titânio deserto, além dos clássicos titânio natural, titânio branco e titânio preto.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Novo botão sensível ao toque
Todos os aparelhos estão equipados com o botão “ação”, já existente na geração anterior para os modelos Pro. Pode ser configurado para ativar a lanterna, abrir a app da câmara ou outras funções, em vez de só acionar o tradicional “modo sem som”.
Além disso, todos os modelos da série iPhone 16 estão também equipados com o novo botão sensível ao toque de “controlo de câmara”. Este permite tirar fotografias e vídeos rapidamente, aceder às definições de câmara e acionar diversas funções, como ajuste do zoom, exposição, abertura para simulações de efeito de bokeh ou seleção do modo fotográfico.
Pode alterar o zoom ou o modo da câmara deslizando o dedo na superfície sensível ao toque. No geral, funciona muito bem, embora o alcance do zoom possa ficar limitado pelo tamanho da superfície de toque.
Uma nova atualização de software adicionará também a funcionalidade de obturador de dois estágios, que permite focar quando levemente pressionado e fotografar quando pressionado a fundo. No entanto, poderá ficar apenas disponível para as versões Pro. Este botão adicional torna a utilização da câmara mais simples, mas, ao utilizar um tripé, poderá ser difícil fixar o telemóvel sem acionar o botão acidentalmente.
Ecrã, Face ID e outras características
O ecrã OLED dos iPhone 16 permite excelente facilidade de utilização. Com brilho máximo de 1000 nits, em condições normais, e podendo atingir 2000 nits em ambientes externos sob luz solar intensa, é bem legível e oferece cores muito equilibradas.
Tal como nos iPhones da série 15, na série 16 continuam a ser apenas os modelos Pro e Pro Max a incluírem ecrãs com taxa de refrescamento até 120 hertz. Esta característica torna possível ver os conteúdos com maior fluidez e permite navegar pelo ecrã com mais suavidade.
São também só esses modelos a incorporar a tecnologia ProMotion, que ajusta automaticamente a taxa de refrescamento do ecrã em função do conteúdo visualizado, para serem energeticamente mais eficientes. Os restantes iPhones 16 continuam a oferecer uma taxa de refrescamento de apenas 60 Hz, quando muitos modelos Android de gama média alta oferecem, pelo menos, 90 Hz de taxa de refrescamento.
Como nos modelos anteriores, todos os dispositivos da série 16 incluem a denominada “Ilha Dinâmica”, a área de notificação ao redor da câmara frontal. Os utilizadores podem aceder a aplicações ou receber informações, como reprodução de música, chamadas recebidas ou temporizador.
A opção Always On Display (ecrã sempre ligado) continua a estar apenas disponível nos modelos Pro, permitindo mostrar em permanência a informação do ecrã bloqueado, mas com o brilho reduzido. Para economizar bateria, o ecrã desliga-se totalmente quando o dispositivo é colocado no bolso ou numa mala.
Face ID, RAM, 5G e Wi-Fi 7
Tal como nos vários modelos de gerações anteriores, todos os iPhone 16 podem ser convenientemente desbloqueados via Face ID e não oferecem sensor de impressão digital. Todos os modelos dispõem de 8 GB de RAM, suportam redes 5G e são compatíveis com a recente norma Wi-Fi 7, que permite velocidades de transferência muito elevadas.
Dual SIM, altifalantes e USB-C
Tal como acontece com os anteriores modelos europeus do iPhone, nos iPhone 16 pode usar dois cartões SIM em simultâneo, dos quais um é físico e o outro é eSIM. Os altifalantes estéreo oferecem som de excelente qualidade. Todos os novos iPhones vêm com uma porta USB-C, usada para carregar ou ligar os auriculares com fio.
Câmaras, bateria e resistência
Nas versões standard dos iPhone 16, o sistema de câmaras foi aprimorado e inclui agora uma câmara principal de 48 megapixels com funcionalidade ‘Fusion’, oferecendo também a opção de telefoto 2x. Há, ainda, uma nova câmara ultragrande angular de 12 megapixels, para tirar fotografias macro como nos modelos Pro.
Também as versões Pro têm um sistema de câmaras melhorado. Tal como os modelos anteriores, estão equipadas com uma câmara grande angular (principal) de 48 MPixels e uma teleobjetiva de 12 MPixels e zoom de 5x. No entanto, a resolução da ultragrande angular aumentou de 12 MPixels para 48 MPixels. A qualidade de imagem é, em geral, muito boa para todos os modelos.
Bateria
A capacidade da bateria de todos os iPhones 16 aumentou ligeiramente face aos antecessores, mas, ao contrário do que seria de esperar, observou-se uma pequena diminuição na autonomia da bateria para todos os modelos, embora continue a ser de bom nível.
O iPhone 16 registou 37 horas de autonomia e o iPhone 16 Plus 47 horas, menos, respetivamente, 4 e 6 horas do que os modelos anteriores. O iPhone 16 Pro registou 37 horas de autonomia e o iPhone 16 Pro Max 49 horas, menos 3 horas do que as versões do iPhone 15.
Comparar o iPhone 16 com os modelos anteriores pode ser um exercício difícil, tendo em conta as diferentes versões do sistema operativo disponível no momento dos testes: para a série 16 utilizou-se o atual iOS18, mas no ano passado foi utilizado o iOS17.
Numa análise em condições exatamente idênticas, os novos modelos apresentariam um desempenho superior. Com um carregador de, pelo menos, 20 W, o processo de carregamento leva entre 90 minutos (Pro) e 120 minutos (Pro Max).
Resistência
Tal como todos os outros telemóveis que a DECO PROteste testa, os iPhones 16 foram também sujeitos ao exigente teste de resistência ao choque, que simula 100 quedas de uma altura de 80 centímetros (corresponde à altura do bolso das calças).
O iPhone 16 e o iPhone 16 Plus ultrapassaram o exigente teste só com pequenas marcas e os iPhone 16 Pro e Pro Max sem danos visíveis, muito graças à moldura de titânio.
Todos os iPhones 16 passaram, naturalmente, nos testes de imersão e exposição à chuva sem qualquer problema, o que não é de estranhar, tendo em conta que têm certificação IP para resistir 30 minutos de imersão em água a até seis metros de profundidade.
Sistema operativo iOS 18
A nova versão do sistema operativo iOS18 da Apple inclui algumas melhorias em termos de personalização do interface do utilizador. Por exemplo, o tamanho dos widgets pode ser ajustado diretamente no ecrã, e as aplicações podem ser organizadas de forma mais flexível. O utilizador pode, também, alterar facilmente a disposição e o tamanho dos elementos do ecrã de acordo com suas necessidades.
A Central de Controlo, onde se pode aceder rapidamente a funções como lanterna, Wi-Fi, modo avião, entre outras, também foi revista. Oferece agora vários ecrãs onde pode organizar os acessos rápidos de forma muito flexível.
Outra novidade é que o acesso às aplicações pode ser agora protegido usando o Face ID, tecnologia de reconhecimento facial da Apple, que adiciona uma camada extra de segurança para as apps que possam ser mais sensíveis. Além disso, também pode optar por tornar algumas apps totalmente ocultas, até que o desbloqueio por Face ID seja realizado.
Atualização das aplicações integradas
As aplicações integradas no sistema operativo também foram atualizadas.
- App “Mensagens” – foi significativamente melhorada e é agora mais completa e personalizável. Entre as novas funcionalidades está a possibilidade de agendar o envio de uma mensagem para um horário posterior (enviar mais tarde). Suporta, também, RCS (Rich Communication Services), um protocolo de comunicação que permite recursos avançados, como o envio de fotos de alta qualidade e recibos de leitura para dispositivos compatíveis.
- App “Fotos” – foi atualizada com novas opções de personalização.
- App “Calculadora” – também foi melhorada.
- App "Palavras-passe" – a Apple integrou no sistema operativo a nova app, que consiste num útil gestor de passwords, simplificando a utilização segura das credenciais de acesso.
Inteligência da Apple
A Apple lançou, no passado dia 28 outubro, a nova atualização iOS 18.1 para o sistema operativo do iPhone. Inclui melhorias no controlo da câmara, na capacidade de capturar fotografias espaciais e gravar chamadas telefónicas, na segurança, além das habituais correções de erros.
Ansiosamente esperado era o conjunto de funcionalidades de inteligência artificial (IA), denominado Apple Intelligence. Ao contrário da atualização disponibilizada nos Estados Unidos da América (EUA), a da União Europeia (UE) só verá estas atualizações incluídas em Abril de 2025. A razão principal é a Lei dos Mercados Digitais, cujo impacto se sente diretamente na forma de operação do iPhone e iPad na Europa.
Já os utilizadores de Mac da UE podem aceder à Apple Intelligence, desde que estejam equipados com o novo macOS Sequoia 15.1, definido para inglês dos EUA.
As funcionalidades da Apple Intelligence serão incluídas faseadamente. Por agora, apenas foram disponibilizadas as ferramentas de escrita para editar textos com IA, as melhorias da Siri para a tornar mais “natural” e os resumos de notificações.
Em breve, a IA irá permitir criar imagens originais (nas aplicações Mensagens, Notas, entre outras) com base numa descrição ou num conceito sugerido e, também, imagens de emojis personalizadas (Genmoji) para aplicações compatíveis com um teclado emoji.
Além disso, irá ainda permitir a pesquisa de informações no dispositivo para que a Siri possa responder a perguntas como: “Quais as recomendações para a viagem enviadas pelo Luís?” Poderá também ativar a integração com o ChatGPT, para poder explorar o seu conhecimento através da Siri ou no painel “Ferramentas de escrita”.
Compare preços e escolha o telemóvel que melhor se adequa às suas necessidades.
Veja os melhores telemóveis no comparador da DECO PROteste