Notícias

Os melhores tablets até 200 euros

Criança, jovem ou utilizador exigente, qualquer que seja o perfil, existem tablets com preço até 200 euros, para não comprometer o orçamento familiar. Não se enquadra nestes cenários? Explore outras opções no comparador de tablets.

Especialista:
Editor:
25 março 2024
Pai e filho pequeno, apoiados numa mesa, com um tablet na mão

iStock

Tablets há muitos, e com especificações e preços bastante diferentes, o que pode tornar a escolha pouco evidente. Mas a verdade é que não precisa de gastar fortunas para comprar um equipamento capaz e bem construído.

O comparador de tablets da DECO PROteste cruza qualidade e preço. A organização de consumidores destaca três equipamentos com bom desempenho e custo mínimo até 200 euros.

Um trio de tablets que começam abaixo dos 200 euros

O Xiaomi Redmi Pad SE é talvez a revelação de 2023. Com preço a arrancar nos 169 euros, é altamente recomendado tanto para o utilizador médio do sistema operativo Android, como para alguém com um perfil um pouco mais exigente. Afinal, este tablet Android 11, com diagonal de 11 polegadas, prevê 4 GB de RAM, hardware bastante poderoso e uma grande capacidade de armazenamento, de 128 gigabytes.

A segunda proposta abaixo de 200 euros, mais concretamente, desde 180 euros, vem também do fabricante chinês. O Xiaomi Redmi Pad 64 GB 3 GB tem diagonal de 10 polegadas e proporciona 64 GB de armazenamento. Ostentando um desempenho bastante convincente, com destaque para o ecrã e para a autonomia da bateria, é uma opção sólida para a maioria dos utilizadores.

Um pouco mais abaixo no desempenho, o Samsung Galaxy TAB A9 oferece um bom equilíbrio entre desempenho, recursos e preço – a começar nos 146 euros –, atributos que o tornam uma boa escolha para entretenimento e produtividade. Fino, leve e com design elegante, o que facilita o transporte, é feito de metal e está disponível nas cores grafite, prata e azul-marinho.

Trace o perfil de utilização

Para crianças, recomenda-se um ecrã grande, que permita visualizar desenhos animados, jogar e executar atividades didáticas, e instalar controlos parentais, que, por exemplo, limitem o acesso a determinados sites ou o uso a um certo número de horas. Um dispositivo em segunda mão, ou o tablet da família, é perfeito. Se tem crianças pequenas, invista numa capa protetora resistente. De contrário, há uma boa probabilidade de que o dispositivo não dure muito. Os tablets concebidos para os mais pequenos estão longe de serem unânimes.

Já os adolescentes fazem um uso constante das redes sociais. Um tablet com ecrã muito grande, boa câmara e acesso à internet móvel via 3G ou 4G será a melhor opção (por exemplo, um dois-em-um de smartphone e tablet).

Para fazerem anotações durante as aulas ou trabalharem em documentos, os alunos precisam de um tablet com ecrã grande. Deve ser adequado a processamento de texto, de preferência, com teclado separado e caneta, e ser fácil de transportar. A internet móvel nem sempre é essencial: o acesso via wi-fi pode ser suficiente.

Um teclado físico é essencial para escrita e uso profissional. Em tablets equipados com o Windows, um touchpad é integrado no teclado, o que torna o uso semelhante ao de um computador portátil.

Para desenhar e editar fotos e vídeos, uma caneta permite um desempenho mais preciso. Nos tablets mais recentes, a entrada de texto com caneta é rápida. Um ecrã grande é também bem-vindo.

Num uso profissional, um iPad Pro é certamente uma máquina com processamento poderoso, mas pode custar mais de mil euros, o que a torna inacessível para muitos.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar