Notícias

Impressoras de jato de tinta com tanque: resmas de poupanças para quem muito imprime

As impressoras de jato de tinta com tanque que receberam o título de Escolha Acertada imprimem dez páginas de texto a um custo 17 vezes mais baixo do que o modelo que atingiu igual distinção entre os que usam tinteiros. Mas, face ao preço de compra elevado, tais poupanças só estão acessíveis a quem muito imprime.

Especialista:
Editor:
26 setembro 2023
homem a colocar papel na impressora

iStock

Uma milha ou mil passos romanos era a distância entre miliários, aqueles marcos em pedra que pontuavam as principais vias do império. Mil é também o marco que terá de alcançar, se decidir fazer-se à estrada das impressoras de jato de tinta com tanque, e pretender recuperar o investimento rapidamente. Trata-se do ritmo mínimo, em páginas, a que devem caminhar as suas impressões anuais, para que o gasto inicial, que pode atingir as centenas de euros, se torne compensador em escassos 18 meses.

É muito papel? Se conseguir 400 páginas ao ano, as impressoras de tanque continuam a ser uma boa opção, mas o investimento só ficará reposto ao fim de três anos e meio. É, de resto, com base num perfil que corresponde a esta cadência de impressões, mais moderada, que a DECO PROTeste determina as Escolhas Acertadas.

Já se for menos pródigo em dar vida física a ideias e imagens, com marcas de 100, 200 ou 300 páginas ao ano, nem mesmo os custos de impressão modestos, garantidos pelos modelos de tanque, irão fazer a diferença, num tempo razoável, face a um preço de aquisição elevado.

Consoante os cenários, os custos de utilização podem ser 10 a 17 vezes mais baixos, se compararmos as Escolhas Acertadas dos modelos dotados de tanque com o equipamento que recebeu igual título entre os que usam tinteiros. Veja os preços e os resultados do teste a impressoras com tanque.

Tanque tem benefícios para o ambiente

Aos custos de impressão reduzidos, podemos somar importantes vantagens para o ambiente. Menos resíduos produzidos e reciclagem mais fácil dos materiais descartados estão entre os benefícios, sendo certo, no entanto, que o melhor para o ambiente é imprimir tão pouco quanto possível e, mesmo nesses casos, optar pelos modos frente e verso ou rascunho.

Menos custos de utilização

A tinta vendida em recargas é muito mais barata do que sob a forma de tinteiros.

Menos resíduos

Nas impressoras com tanque, são descartadas as garrafas plásticas usadas para o abastecimento. Já nas tradicionais, são deitados fora 6 a 12 conjuntos de tinteiros, para a mesma quantidade.

Reciclagem mais fácil

As garrafas para abastecer os tanques usam um só material, fácil de reciclar. Os tinteiros são feitos com uma mistura de plástico, metal, espuma e restos de tinta. Os chips neles incluídos, por sua vez, são considerados lixo eletrónico, pois podem conter, entre outros, chumbo, mercúrio, cádmio e fósforo. A separação destes materiais, para reciclagem, não é fácil.

Impressoras com tanque estão cada vez mais evoluídas

Os testes em laboratório da DECO PROTeste são assertivos. A qualidade e a velocidade da impressão, tradicionalmente mais modestas entre as impressoras de tanque, têm vindo a conhecer melhorias significativas. Ao dia de hoje, a média dos resultados beira o desempenho oferecido pelos modelos com tinteiros.

Ao nível do equipamento, a história é outra. Apesar de um preço mais elevado, estas impressoras são, regra geral, mais pobres. Os muitos modelos que têm uma solitária estrela neste critério não dispõem de impressão automática de frente e verso, nem a partir de cartão de memória ou pen USB. Tão-pouco está presente um ecrã que permita pré-visualizar a impressão. A maioria dos aparelhos com tinteiros preveem, pelo menos, uma destas possibilidades. Portanto, o segredo é olhar para os resultados do teste e verificar quais as impressoras de tanque que oferecem a maior panóplia de funcionalidades.

Conte ainda com um volume um pouco superior. Os modelos de tanque, tendencialmente, ocupam mais espaço do que os que levam tinteiros.

No início, o abastecimento dos tanques, feito com recurso a garrafas, também pode ser pouco intuitivo. Mas é como aprender a andar de bicicleta. Rapidamente se torna tão ou mais fácil do que trocar os tinteiros, e nunca se esquece.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar