Dicas

Como descartar tinteiros e toners de impressoras de forma responsável

Os cartuchos são a parte mais onerosa de ter uma impressora em casa, não só para a carteira, mas também para o meio ambiente, por causa do lixo produzido. Saiba eliminá-los da forma mais correta.

Plano apertado do interior de uma impressora, com uma mão a retirar um tinteiro de tinta preta do compartimento dos tinteiros

iStock

Substituiu os cartuchos vazios da sua impressora e agora tem de lidar com esses resíduos. É importante que os elimine de forma adequada.

Que tipo de resíduos são cartuchos de impressora?

Tinteiros e toners vazios são considerados lixo eletrónico devido aos componentes eletrónicos (chips, fios, etc.). Estes componentes podem conter chumbo, mercúrio, cádmio, fósforo e outras substâncias potencialmente nocivas.

A reciclagem permite o correto tratamento dessas substâncias nocivas, evitando que terminem em locais inadequados e, consequentemente, contaminem o solo, a água e os ecossistemas. Através da reciclagem é também possível aproveitar materiais de equipamentos antigos e incorporá-los na produção de novos produtos, reduzindo a extração de matérias-primas virgens.

Os cartuchos são feitos de uma complexa mistura de plástico, metal, espuma, tinta e toner. Como resultado, a separação desses componentes não é fácil. No entanto, se os cartuchos forem descartados corretamente, é possível reciclar parte desses materiais.

Seja um consumidor mais sustentável

O que fazer com os cartuchos de impressora usados?

Programas de reciclagem dos fabricantes

Estes programas são criados pelos próprios fabricantes de impressoras e cartuchos. Regra geral, as principais marcas desenvolvem programas em que a devolução é gratuita, podendo os cartuchos vazios ser enviados por correio (alguns fabricantes cobrem o custo do envio). Algumas poderão também oferecer algum valor por cada cartucho vazio entregue.

Caso adira a um programa deste tipo, pode ser útil manter a embalagem original dos cartuchos, para acondicioná-los quando os quiser devolver vazios.

Consulte a página online do fabricante em Portugal para saber mais sobre o seu eventual programa de reciclagem.

Programas de reciclagem de terceiros

Algumas empresas que não fabricam cartuchos estão licenciadas para a reciclagem deste tipo de resíduos, usualmente associados a entidades gestoras de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

Algumas destas empresas suportam os custos de envio do cartucho para reciclagem. Poderá haver algumas cujo programa beneficie uma organização sem fins lucrativos.

Estas empresas limpam, recarregam e revendem os cartuchos. Caso não exista nenhuma no local onde vive, faça uma pesquisa online e compare aquilo que oferecem, para encontrar a que for mais conveniente para si.

Lojas de material de escritório

Sendo considerado um resíduo elétrico e eletrónico, pode entregar o cartucho vazio na loja onde compra os novos. Cabe à loja encaminhar os cartuchos para programas de reciclagem adequados. A troca do antigo pelo novo também se aplica às compras online. Na altura da encomenda, pode solicitar a recolha gratuita dos cartuchos vazios (se não for apresentada essa opção, contacte o vendedor por telefone ou e-mail).

Pode também entregar os cartuchos vazios nas principais lojas e retalhistas de material de escritório. As grandes superfícies que vendem equipamentos eletrónicos têm de aceitar a entrega gratuita de artigos pequenos (não superiores a 25 cm), mesmo que não adquira aí equipamento novo. Normalmente, essas lojas têm pontos de entrega dedicados.

Entidades gestoras de resíduos eletrónicos

Em Portugal, existem três entidades gestoras de REE: Electrão, ERP Portugal e E-Cycle. Deve consultar no site das entidades gestoras, ou diretamente no site da Agência Portuguesa do Ambiente, os locais disponíveis para deposição destes resíduos.

Muitos destes depósitos encontram-se em escolas, empresas, instituições ou espaços comerciais.

Ecocentros

Tal como qualquer outro resíduo elétrico e eletrónico, pode entregar cartuchos vazios no ecocentro da sua área de residência.

Recarregar cartuchos é uma boa opção?

Recarregar os cartuchos é uma boa opção ao nível ambiental, pois reduz drasticamente a quantidade de resíduos. Na verdade, essa opção também lhe permite poupar dinheiro, pois recarregar um cartucho pode custar metade do preço de um cartucho novo original.

No entanto, certifique-se de que a loja onde recarrega os seus cartuchos é de confiança. Também deve evitar fazer esta operação sozinho, a não ser que tenha experiência, pois é uma tarefa complicada. É importante que saiba que a qualidade de impressão pode diminuir muito, havendo igualmente o risco de danificar as cabeças da impressora.

Outra opção para reduzir o desperdício são as impressoras com tanque de tinta. Estas oferecem a combinação perfeita de custo, facilidade de utilização e sustentabilidade.

Em vez de dependerem de cartuchos, estas impressoras usam um sistema de tanques recarregáveis com garrafas de tinta, que são um resíduo menos complexo de reciclar do que os cartuchos. São também uma forma de vender a tinta mais barata, o que proporciona milhares de impressões a um custo reduzido.

Seleção de impressoras com tanque de tinta

62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  189,99
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  177,20
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
66 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  170,39
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
62 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  178,90
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
67 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  215,14
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar
64 Boa
qualidade
Escolha
acertada
Impressoras
a partir de  208,05
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.