Dicas

O computador não inicia corretamente: o que fazer?

Explicamos-lhe o que pode fazer quando o seu computador apresenta um erro durante as etapas iniciais.

30 setembro 2022
Uma mulher de camisa branca e calças de ganga está sentada num sofá com um portátil ao colo com os braços levantados

iStock

Senta-se à secretária e liga o computador. Espera algum tempo até que a familiar imagem inicial do Windows seja exibida no ecrã, depois entra. Liga-se então à internet para ver o seu e-mail, dar uma vista de olhos às redes sociais ou outras tarefas que façam parte da sua rotina quando começa a trabalhar com o computador.

Infelizmente, cada uma dessas etapas pode correr mal.

O computador não inicia

Verifique a energia

Premiu o botão de ligar o computador, mas nada aconteceu: nenhuma imagem no ecrã, nenhum som, nada. Quando está a tentar resolver um problema com um computador, deve começar por considerar as soluções mais óbvias. Muitas vezes, não é preciso ir mais longe para encontrar a solução para o problema.

Assim, a primeira pergunta a fazer é: o computador está ligado à eletricidade? Ou, se estiver a funcionar em modo de bateria, esta tem carga suficiente? Não responda “claro que sim”. Verifique se realmente o cabo está bem ligado ao computador e à tomada elétrica, bem como outras conexões intermédias que existam. Se for possível, tente usar um cabo diferente, não vá ser esse o problema.

Se a resposta para todas essas perguntas for sim e o computador mesmo assim não ligar, experimente ligá-lo a uma tomada diferente (ligue-o diretamente à tomada na parede, e não numa extensão). Certifique-se ainda de que todos os outros aparelhos elétricos na sua casa ou escritório estão a funcionar.

Verifique o monitor

A fonte de alimentação está boa, mas o computador ainda não inicia. Efetivamente, o computador pode estar ligado, mas haver um problema com o monitor. Caso tenha um monitor externo, verifique se está corretamente ligado ao computador. Se tiver um segundo monitor, ligue-o ao computador e veja o que acontece. Se o seu televisor tiver porta HDMI, também pode experimentar dessa maneira.

Desligue totalmente o computador

A fonte de alimentação e o monitor estão bem, mas mesmo assim o equipamento não inicia. Pode ser que o computador tenha ficado bloqueado desde a última vez que foi desligado. Prima o botão de ligar e mantenha-o pressionado por alguns segundos. Isto deve desligar o computador, seja qual for o seu estado. Seguidamente, tente ligá-lo novamente.

Verifique os dispositivos externos

Desligue todos os dispositivos externos (impressora, disco rígido externo, etc.), mantendo apenas o monitor, o teclado e o rato, e tente iniciar o computador dessa forma. Se iniciar corretamente, repita o procedimento sempre que adicionar mais um dispositivo externo, até identificar qual é o que está eventualmente a causar o problema.

Se após estes procedimentos o seu computador ainda não ligar, provavelmente a causa é mais séria. Existem outros procedimentos a seguir (como iniciar em modo de segurança ou verificar o BIOS), mas recomendamos que sejam efetuados apenas por especialistas, sob pena de causar ainda mais danos ao sistema. O nosso conselho é levar o computador a um reparador recomendado pela marca.

O computador inicia, mas parece lento ou algo não está bem

Verifique o antivírus

A primeira coisa a fazer quando o computador não parece estar a funcionar bem é verificar o estado do antivírus. Abra as configurações de segurança no seu computador (o caminho exato pode variar, dependendo da sua versão do Windows) e verifique se está tudo bem. Se perceber que algo não está certo (pode haver sinais de alerta amarelos ou vermelhos), clique nos sinais de alerta e siga as instruções do sistema operativo. Aproveite para fazer uma análise do sistema, por precaução.

O próprio antivírus pode ser uma fonte de problemas. Se, por algum motivo, tiver instalado dois antivírus, estes podem entrar em conflito entre si, tornar o computador consideravelmente mais lento e causar muitos outros problemas. Assim, é importante ter um antivírus instalado e constantemente atualizado, mas apenas um.

Se utiliza Windows, verifique se o Windows Defender está em execução. Este programa está pré-instalado em todos os computadores Windows e pode entrar em conflito com outro antivírus que instale posteriormente.

Verifique programas instalados recentemente

Se tudo estiver bem com o antivírus, outro suspeito comum são os programas que tenham sido instalados recentemente. Lembra-se se o problema começou nos dias seguintes à instalação de um novo programa?

Para verificar, abra o painel de configurações do Windows, entre na secção Aplicações, ordene as aplicações por Data de Instalação e veja se algo desperta a sua atenção. Caso suspeite de que algum programa está a causar o problema, clique nos três pontos à direita do nome e desinstale-o.

Verifique as atualizações automáticas do Windows

Na secção Windows Update > Recuperação > Backup das configurações do Windows, verifique se há alguma atualização do Windows a aguardar instalação. Caso haja, descarregue e instale. Isto costuma resolver muitos problemas.

No entanto, por vezes é a atualização que está a causar problemas (é raro, mas acontece). Caso pense que é o melhor para resolver a situação, desinstale a atualização: nesta mesma secção, clique em Desinstalar Atualizações, depois na atualização que deseja desinstalar e prima Desinstalar.

Só deve fazer isto se tiver mesmo a certeza de que é o procedimento certo (por exemplo, porque alguém da sua confiança lhe disse). Não desinstale aleatoriamente as atualizações do Windows, pois, na maioria das vezes, são úteis. Ao desinstalar, pode piorar a situação.

Verifique programas de início automático

O problema poderá estar a ser causado por programas que iniciam automaticamente quando liga o computador? No teclado, pressione as seguintes teclas em simultâneo: Ctrl + Alt + Delete. Irá surgir um ecrã com alguns comandos. Clique no Gestor de Tarefas e, seguidamente, aceda ao separador Arranque listado no topo da janela. É exibida uma lista de programas que podem iniciar automaticamente quando liga o computador.

Caso suspeite de que um determinado programa pode estar a causar os problemas no seu computador, clique no respetivo nome e seguidamente em Desativar. Esta operação não desinstala o programa; simplesmente não permite que inicie automaticamente.

Tal como dissemos anteriormente, não deve fazer isto se não tiver a certeza de que é correto. De qualquer forma, este procedimento não é muito invasivo. Pode desativar o programa, reiniciar o computador e ver o que acontece. Se não notar nenhuma alteração, volte a ativar o programa e execute o mesmo procedimento com outro, até encontrar a fonte dos seus problemas. Mas lembre-se de que a origem pode muito bem não ser essa.

Restaure o estado do seu computador

Abra as configurações e entre na secção Sistema. Clique em Restaurar e surgem duas opções principais. A primeira é “Corrigir os problemas sem restaurar o sistema”. Esta é, obviamente, a opção preferencial, pois é menos invasiva. Clique nesta opção e siga as instruções.

Se mesmo assim não solucionar o problema, pode tentar restaurar o computador para o seu estado original, reinstalando o Windows. Atenção: ao realizar este procedimento, pode optar por manter os seus arquivos ou limpar tudo e recomeçar do zero. Mas mesmo que opte por manter os arquivos, este procedimento é muito arriscado, portanto, deve fazer uma cópia de todos os seus arquivos num disco rígido externo, para poder recuperá-los caso algo corra mal durante o restauro.

Vale a pena frisar novamente que, se não está muito à vontade com a informática, é melhor evitar estes procedimentos e deixar o arranjo do computador nas mãos de pessoas experientes (ou num reparador recomendado).

Precisa de um portátil novo?

Se o problema do seu computador já não tem solução, podemos ajudá-lo a escolher o modelo com as características de que necessita, ao melhor preço.

ESCOLHA O PORTÁTIL CERTO

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.