O computador não inicia corretamente: o que fazer?
Explicamos-lhe o que pode fazer quando o seu computador apresenta um erro durante as etapas iniciais.
- Especialista
- António Alves
- Editor
- Paula Melo dos Santos e Filipa Nunes

Senta-se à secretária e liga o computador. Espera algum tempo até que a familiar imagem inicial do Windows seja exibida no ecrã, depois entra. Liga-se então à internet para ver o seu e-mail, dar uma vista de olhos às redes sociais ou outras tarefas que façam parte da sua rotina quando começa a trabalhar com o computador.
Infelizmente, cada uma dessas etapas pode correr mal.
O computador não inicia
Verifique a energia
Premiu o botão de ligar o computador, mas nada aconteceu: nenhuma imagem no ecrã, nenhum som, nada. Quando está a tentar resolver um problema com um computador, deve começar por considerar as soluções mais óbvias. Muitas vezes, não é preciso ir mais longe para encontrar a solução para o problema.
Assim, a primeira pergunta a fazer é: o computador está ligado à eletricidade? Ou, se estiver a funcionar em modo de bateria, esta tem carga suficiente? Não responda “claro que sim”. Verifique se realmente o cabo está bem ligado ao computador e à tomada elétrica, bem como outras conexões intermédias que existam. Se for possível, tente usar um cabo diferente, não vá ser esse o problema.
Se a resposta para todas essas perguntas for sim e o computador mesmo assim não ligar, experimente ligá-lo a uma tomada diferente (ligue-o diretamente à tomada na parede, e não numa extensão). Certifique-se ainda de que todos os outros aparelhos elétricos na sua casa ou escritório estão a funcionar.
Verifique o monitor
A fonte de alimentação está boa, mas o computador ainda não inicia. Efetivamente, o computador pode estar ligado, mas haver um problema com o monitor. Caso tenha um monitor externo, verifique se está corretamente ligado ao computador. Se tiver um segundo monitor, ligue-o ao computador e veja o que acontece. Se o seu televisor tiver porta HDMI, também pode experimentar dessa maneira.
Desligue totalmente o computador
A fonte de alimentação e o monitor estão bem, mas mesmo assim o equipamento não inicia. Pode ser que o computador tenha ficado bloqueado desde a última vez que foi desligado. Prima o botão de ligar e mantenha-o pressionado por alguns segundos. Isto deve desligar o computador, seja qual for o seu estado. Seguidamente, tente ligá-lo novamente.
Verifique os dispositivos externos
Desligue todos os dispositivos externos (impressora, disco rígido externo, etc.), mantendo apenas o monitor, o teclado e o rato, e tente iniciar o computador dessa forma. Se iniciar corretamente, repita o procedimento sempre que adicionar mais um dispositivo externo, até identificar qual é o que está eventualmente a causar o problema.
Se após estes procedimentos o seu computador ainda não ligar, provavelmente a causa é mais séria. Existem outros procedimentos a seguir (como iniciar em modo de segurança ou verificar o BIOS), mas recomendamos que sejam efetuados apenas por especialistas, sob pena de causar ainda mais danos ao sistema. O nosso conselho é levar o computador a um reparador recomendado pela marca.
O computador inicia, mas parece lento ou algo não está bem
Verifique o antivírus
A primeira coisa a fazer quando o computador não parece estar a funcionar bem é verificar o estado do antivírus. Abra as configurações de segurança no seu computador (o caminho exato pode variar, dependendo da sua versão do Windows) e verifique se está tudo bem. Se perceber que algo não está certo (pode haver sinais de alerta amarelos ou vermelhos), clique nos sinais de alerta e siga as instruções do sistema operativo. Aproveite para fazer uma análise do sistema, por precaução.
O próprio antivírus pode ser uma fonte de problemas. Se, por algum motivo, tiver instalado dois antivírus, estes podem entrar em conflito entre si, tornar o computador consideravelmente mais lento e causar muitos outros problemas. Assim, é importante ter um antivírus instalado e constantemente atualizado, mas apenas um.
Se utiliza Windows, verifique se o Windows Defender está em execução. Este programa está pré-instalado em todos os computadores Windows e pode entrar em conflito com outro antivírus que instale posteriormente.
Verifique programas instalados recentemente
Se tudo estiver bem com o antivírus, outro suspeito comum são os programas que tenham sido instalados recentemente. Lembra-se se o problema começou nos dias seguintes à instalação de um novo programa?
Para verificar, abra o painel de configurações do Windows, entre na secção Aplicações, ordene as aplicações por Data de Instalação e veja se algo desperta a sua atenção. Caso suspeite de que algum programa está a causar o problema, clique nos três pontos à direita do nome e desinstale-o.
Verifique as atualizações automáticas do Windows
Na secção Windows Update > Recuperação > Backup das configurações do Windows, verifique se há alguma atualização do Windows a aguardar instalação. Caso haja, descarregue e instale. Isto costuma resolver muitos problemas.
No entanto, por vezes é a atualização que está a causar problemas (é raro, mas acontece). Caso pense que é o melhor para resolver a situação, desinstale a atualização: nesta mesma secção, clique em Desinstalar Atualizações, depois na atualização que deseja desinstalar e prima Desinstalar.
Só deve fazer isto se tiver mesmo a certeza de que é o procedimento certo (por exemplo, porque alguém da sua confiança lhe disse). Não desinstale aleatoriamente as atualizações do Windows, pois, na maioria das vezes, são úteis. Ao desinstalar, pode piorar a situação.
Verifique programas de início automático
O problema poderá estar a ser causado por programas que iniciam automaticamente quando liga o computador? No teclado, pressione as seguintes teclas em simultâneo: Ctrl + Alt + Delete. Irá surgir um ecrã com alguns comandos. Clique no Gestor de Tarefas e, seguidamente, aceda ao separador Arranque listado no topo da janela. É exibida uma lista de programas que podem iniciar automaticamente quando liga o computador.
Caso suspeite de que um determinado programa pode estar a causar os problemas no seu computador, clique no respetivo nome e seguidamente em Desativar. Esta operação não desinstala o programa; simplesmente não permite que inicie automaticamente.
Tal como dissemos anteriormente, não deve fazer isto se não tiver a certeza de que é correto. De qualquer forma, este procedimento não é muito invasivo. Pode desativar o programa, reiniciar o computador e ver o que acontece. Se não notar nenhuma alteração, volte a ativar o programa e execute o mesmo procedimento com outro, até encontrar a fonte dos seus problemas. Mas lembre-se de que a origem pode muito bem não ser essa.
Restaure o estado do seu computador
Abra as configurações e entre na secção Sistema. Clique em Restaurar e surgem duas opções principais. A primeira é “Corrigir os problemas sem restaurar o sistema”. Esta é, obviamente, a opção preferencial, pois é menos invasiva. Clique nesta opção e siga as instruções.
Se mesmo assim não solucionar o problema, pode tentar restaurar o computador para o seu estado original, reinstalando o Windows. Atenção: ao realizar este procedimento, pode optar por manter os seus arquivos ou limpar tudo e recomeçar do zero. Mas mesmo que opte por manter os arquivos, este procedimento é muito arriscado, portanto, deve fazer uma cópia de todos os seus arquivos num disco rígido externo, para poder recuperá-los caso algo corra mal durante o restauro.
Vale a pena frisar novamente que, se não está muito à vontade com a informática, é melhor evitar estes procedimentos e deixar o arranjo do computador nas mãos de pessoas experientes (ou num reparador recomendado).
Precisa de um portátil novo?
Se o problema do seu computador já não tem solução, podemos ajudá-lo a escolher o modelo com as características de que necessita, ao melhor preço.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |