Teste a antivírus

Como escolher o antivírus

Ajudamos a encontrar o melhor para os seus equipamentos.

Os antivírus protegem o computador enquanto navega na internet, usa o e-mail, mas também quando está offline e liga um dispositivo externo à porta USB, como a pen-disk, por exemplo. Saiba como escolher o melhor antivírus.

Guia de compras

Principais características

Um antivírus é um programa capaz de detetar e eliminar os vírus do seu dispositivo. São denominados "vírus" os programas maliciosos que têm o intuito de causar danos num computador, podem deixá-lo sem funcionar, apagar ficheiros do disco rígido, espiar ligações, intercetar palavras-passe, entre outros.

A maioria dos ataques de malware dirige-se ao Windows, uma vez que é, de longe, o sistema operativo que mais utilizadores tem. Os hackers aproveitam-se, naturalmente, dessa situação: quanto mais utilizadores, maior o prejuízo causado. O que não quer dizer que os utilizadores de Mac estejam totalmente isentos de serem vítimas de vírus, embora o risco seja muito menor.

Voltar ao topo

Antivírus gratuitos ou pagos?

Alguns produtos do no nosso teste a antivírus são gratuitos. Tal só é possível porque empresas de antivírus retiram vantagens em disponibilizá-los, desta forma, a um grande número de utilizadores. Ou porque aproveitam para aumentar consideravelmente a sua base de dados de malware ou disponibilizam estas versões com anúncios e pop-ups que, de forma continuada, sugerem a atualização para a versão paga. O nosso teste demonstrou que alguns destes produtos têm um bom desempenho e são fáceis de utilizar, pelo que são boas opções e a custo zero.  

Outra boa opção gratuita é o Windows Defender, o antivírus que vem instalado por defeito nos equipamentos com sistema operativo Windows. Embora os nossos testes a antivírus mostrem que a Microsoft melhorou a qualidade do seu produto nos últimos anos, ainda não tem proteção antiphishing e dá muitos falsos positivos. Ou seja, deteta arquivos limpos como potencialmente infetados ou bloqueia o acesso a páginas que, na realidade, não apresentam problemas. 

Voltar ao topo

Como escolher um antivírus

Para escolher um bom antivírus, deve ter em atenção vários aspetos:

  • Adequação ao dispositivo. Tem um computador antigo, com pouca memória RAM, um processador lento ou pouco espaço de armazenamento? Comece por usar o nosso comparador de antivírus para ver se o software escolhido consome menos recursos e é o ideal para o seu computador.
  • Facilidade de uso. Caso não seja um utilizador experiente e verificar que o antivírus instalado é bom e tem uma boa classificação nos nossos testes, renove a subscrição e economize o processo de instalação em todos os seus dispositivos. Caso contrário, procure uma opção que tenha uma boa classificação para facilidade de uso.
  • Proteção contra phishing. O phishing é uma forma de fraude cada vez mais utilizada pelos hackers para roubar dados pessoais e bancários. Nem todos os antivírus são eficazes ou têm proteção antiphishing e os browsers não protegem totalmente contra este tipo de ataque.
  • Funções extra. Muitos fabricantes disponibilizam produtos mais completos em funcionalidades e que são, muitas vezes, denominados pacotes de segurança. Além do antivírus incluem funções adicionais, como firewall, anti-spam, controlo parental, VPN (para se conectar, de forma privada, a partir de qualquer lugar), gestor de palavras-passe, ferramentas de otimização de PC, entre outras. Pense se vai precisar de algum deles porque o programa a escolher dependerá de quantas dessas funções tem. Alguns destes programas deixaram de ser disponibilizados com firewall, pois utilizam a do Windows. Muitas das outras funções podem ser obtidas através de outros programas ou não são necessárias.
Voltar ao topo

Onde comprar e quanto custa

Já decidiu qual é o software que deseja instalar? Veja o site oficial dos fabricantes (Avast, AVG, Eset, Bitdefender, Norton, McAfee, F-Secure, G Data, entre outros) e aí encontrará várias versões do antivírus, com nomes muito semelhantes, mas preços muito diferentes, que podem ir de gratuito a cerca de 80 euros. A diferença, por norma, está nas funções extra já mencionadas.

Geralmente, os preços apresentados online são para uma licença de um ano inteiro. Ou seja, terá de pagar novamente ao fabricante se quiser continuar protegido após 365 dias.

Alguns fabricantes oferecem descontos se contratar licenças por mais de um ano, mas não recomendamos fazê-lo, por mais tentadora que seja a oferta. Os produtos mudam muito de um ano para o outro em termos de desempenho ou, por vezes, quando o antivírus está instalado percebe-se que não é fácil de usar e é preferível mudar para outro.

Também é muito normal que o preço apresentado seja para mais de uma licença, geralmente três, ou seja, pode instalar o programa em três dispositivos diferentes. Por vezes é difícil encontrar um preço para uma única licença ou, até mesmo, o pacote de três licenças pode ser mais barato do que comprar apenas uma. Nesse caso, pode sempre partilhar as licenças que não vai usar com um familiar ou com um amigo.

Quando fizer download do novo antivírus, deve desinstalar primeiro o antigo (se tiver) e instalar o novo antivírus, seguindo as instruções do fabricante.

Regras básicas de segurança na internet

Na Internet não há uma fórmula mágica para se proteger de ataques informáticos, nem há software cem por cento seguro. Mas há ações que o podem ajudar a estar mais protegido:

  • um software bom e atualizado contra malware;
  • um sistema operativo sempre com as últimas atualizações de segurança;
  • uma cópia de segurança (backup) dos seus dados.

Cuidado ao usar o computador: desconfie de e-mails com origem desconhecida. Se não lhe é dirigido ou não conhece a entidade, pode ser fraude ou software malicioso. Pode cair em esquemas de phishing ou o PC pode ser infetado se clicar em links dessas mensagens.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre antivírus.

Como desinstalar o antivírus?

Se deseja desinstalar um antivírus de um computador com sistema operativo Windows, clique em “Definições” no menu do botão Iniciar. Entre em “Aplicações” e procure o antivírus na lista de “aplicações e funcionalidades”. Selecione a linha referente ao antivírus e clique no botão “Desinstalar”. Confirme, depois, que o programa antivírus do Windows ficou ativo, em Definições > Privacidade e Segurança > Segurança do Windows. Em alternativa, instale outro antivírus. 

Qual é o melhor antivírus gratuito?

O melhor antivírus é capaz de detetar e bloquear um elevado número de ameaças nos dispositivos, sem incomodar em demasia o utilizador com anúncios e pop-ups que sugerem a atualização para a versão paga. A sua eficácia depende também da rapidez com que o fabricante o atualiza e, por isso, o melhor antivírus pode mudar com alguma  frequência. Como referimos, alguns antivírus gratuitos têm resultados bons, mas também consegue produtos pagos e económicos de boa qualidade. Veja o nosso comparador de antivírus.

Voltar ao topo