Notícias

Corrida Sempre Mulher: passos para prevenir o cancro da mama

14 novembro 2014 Arquivado
corrida_sempre_mulher_video

14 novembro 2014 Arquivado

Doze mil pessoas reuniram-se na Corrida Sempre Mulher, que decorreu a 9 de novembro, no Parque das Nações (Lisboa). A TESTE SAÚDE juntou-se a esta iniciativa de luta contra o cancro da mama.

A corrida chamou a atenção para a importância dos exames de rastreio, que têm uma eficácia de deteção da doença que varia entre 80 e 94 por cento.

Conselhos e cuidados de prevenção

A mamografia preventiva deve ser feita entre os 50 e os 69 anos, a cada 2 anos. As mulheres que já tiveram cancro, lesões na mama, têm antecedentes familiares ou anomalias genéticas podem ser consideradas casos de risco. Por isso, precisam de um acompanhamento individualizado, prescrito pelo médico assistente. As mulheres sem histórico familiar e que ainda não chegaram aos 50 anos podem fazer, regularmente, um autoexame em 5 passos.

É possível realizar gratuitamente os exames médicos para rastreio da doença na Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM). As consultas são às segundas-feiras de manhã e às quintas-feiras à tarde, mas é preciso marcação, através do número 21 758 56 48.

As receitas recolhidas na Corrida Sempre Mulher reverteram a favor da APAMCM, uma instituição sem fins lucrativos que presta cuidados de saúde especializados ao utente oncológico, nomeadamente com patologia mamária e ginecológica.