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XENOFOCIA/RACISMO/CONSTRANGIMENTO

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. A.

Para: PINGO DOCE

12/03/2025

Exmos. Senhores, Sou franco-brasileira, negra e PDC, cheguei em Lisboa em Dez de 2023. Sou atriz profissional, premiada, trabalho com a minha imagem e reputação. Desde então, fazia as minhas compras na loja Pingo Doce, mais próxima de mim, o único supermercado na região. A cada vez que entrava, o segurança me seguia durante todo o período das compras, o que me deixava constrangida. Num sábado, o segurança da semana estava, provavelmente de folga e um outro assumiu o seu posto. Eu entrei, peguei os dois itens que iria comprar, visto que eu tinha medo de tocar em algo que não fosse levar, justamente, porque sempre era seguida. Ao entregar o dinheiro para a caixa, o segurança se aproximou e disse que eu tinha que mostrar a bolsa que eu carregava (uma sacola retornável, com um saco de 5k de terra de jardinagem, que comprei em outro local). Eu respondi que eu nem precisaria mostrar, por estar visível (a bolsa estava na esteira), mas que eu não tinha que mostrar, mostraria mesmo sabendo que somente um policial poderia exigir. Foi o suficiente para o segurança começar a alterar-se, falar alto e me constranger diante dos presentes, funcionários e clientes. Eu tinha uma cerimônia religiosa e pedi ao rapaz para falar mais baixo, disse que não podia me aborrecer porque tinha uma cerimonia religiosa, pedi para que ficasse calmo, que tenho idade de ser mãe dele… Quanto mais eu pedia para parar, mais ele elevava a voz, chegando a ficar muito perto de mim, no intuito de me intimidar. Ao final, me conduziu `a saida do mercado, me constrangendo ainda mais. Eu sou integra , paguei pelo que peguei, sou imigrante e não atravessaria o oceano para furtar no Pingo Doce. Fui `a delegacia, ajuizei processo de danos morais, porém o processo foi arquivado, pois mudei de endereço e não recebi intimação. Tentando um acordo, meu advogado procurou o pingo doce que, após mais de 1 mês de delongas , disse que perguntou aos funcionários e disseram que não houve nada. As câmeras do supermercado mostram o ocorrido, eu estava dentro do mercado, paguei pelo que comprei, não há nenhum indicativo na loja, tampouco obrigação legal de mostrar a bolsa. O supermercado é cheio de câmeras, não tem fundamento a agressividade do segurança. Como o Pingo Doce não quer reparar o erro, estou desarquivando o processo e vou reaver os meus direitos. A Justiça é para todos! Cumprimentos.


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