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Worten agindo contra a lei !

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. S.

Para: Worten

21/04/2025

Apresento mais uma reclamação contra a Worten ! Já perdi as contas de quantas reclamações já fiz contra essa empresa. Comprei uma air fryer fazem mais ou menos dois ano e o produto começou a avariar. Todos os botões do display eram ativados automaticamente impossibilitando o uso do mesmo. Deixei o artigo na Worten para reparação no dia 02.04 e fui levantá-la no dia 18.04. A reparação foi tão eficaz e perfeita que o artigo CONTINUA COM O MESMO PROBLEMA !!! Andei a pesquisar e a LEI diz que NÃO sou obrigado a aceitar um novo envio para reparação visto que o equipamento voltou com o mesmo problema. De acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2021, que regula os direitos dos consumidores em Portugal, o consumidor tem direito à substituição do bem ou à resolução do contrato nas seguintes situações:  • Se a falta de conformidade se manifestar nos primeiros 30 dias após a entrega do bem, o consumidor pode solicitar a substituição imediata ou a resolução do contrato, sem necessidade de reparações prévias.  • Se, após uma tentativa de reparação, o defeito persistir ou surgir uma nova falta de conformidade, o consumidor pode optar pela substituição do bem ou pela resolução do contrato.  - O artigo principal: Artigo 14.º – Direito de rejeição Este artigo diz que o consumidor não é obrigado a aceitar uma nova reparação se: 1. Já houve uma tentativa de reparação e o problema persiste, ou 2. A falta de conformidade é grave, ou 3. A empresa recusa-se a reparar o bem ou demora de forma injustificada. Nessas situações, o consumidor pode exigir: • A substituição do bem por um novo, ou • A redução do preço, ou • A resolução do contrato (ou seja, devolução do dinheiro). Levei NOVAMENTE o equipamento na loja E SE RECUSARAM a trocar o equipamento indicando que só iriam enviar para a reparação! ESTAMPEI A LEI AO LOJISTA E O MESMO INDICOU QUE “A WORTEN FAZ AS PRÓPRIAS LEIS E POLÍTICAS” Alguém acha isso normal ? Me diz que até trocarem o artigo o mesmo tem de ir para a reparação no mínimo 3 vezes OQUE TAMBÉM É CONTRA A LEI !!!!! Já falei de forma informal agora deixou a formalidade abaixo Venho, por este meio, expressar a minha total discordância com a recusa da Worten em proceder à substituição do equipamento defeituoso, alegando que o mesmo só pode ser trocado após ter sido enviado para reparação no mínimo três vezes. Informo que tal prática é ilegal e contrária à legislação portuguesa, nomeadamente ao disposto no Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, que regula os direitos dos consumidores na compra e garantia de bens móveis. De acordo com o Artigo 14.º desse diploma, o consumidor tem o direito de rejeitar nova tentativa de reparação quando a anterior não solucionou a falta de conformidade, podendo exigir a substituição do bem, a redução do preço, ou a resolução do contrato com devolução do valor pago. Não existe, em parte alguma da lei, qualquer obrigação de o consumidor sujeitar-se a um número mínimo de reparações antes de poder exercer os seus direitos. Exigir três ou mais reparações é uma prática abusiva, contrária à lei e violadora do Código de Defesa do Consumidor, configurando restrição ilegítima de direitos legalmente reconhecidos. O artigo foi novamente enviado para a reparação ! Aproveitem e fiquem com ele porque por bem ou por mal terão que me devolver o meu dinheiro ou trocá-la! Por bem (agindo de acordo com a lei) Por mal (nos vemos no tribunal?)

Assistência solicitada 01 maio 2025

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