Exmos. Senhores, Venho, por meio da presente, solicitar o reembolso integral dos gastos incorridos em virtude da não realização de uma viagem previamente adquirida junto à vossa empresa, por razões imputáveis exclusivamente à mesma. No dia 08/02, adquiri um pacote de voo e hotel para duas pessoas, com partida do Porto para Paris no dia 07/03 e regresso no dia 10/03. Esta viagem, além de representar um momento muito especial para mim e para o meu esposo, seria também uma ocasião para comemorar o meu aniversário. Contudo, no dia 06/03, ao tentar efetuar o check-in, constatei que não havia qualquer número de reserva disponível, ainda que o vosso aplicativo indicasse que tudo estava devidamente confirmado. Tendo em vista essa inconsistência, tentei realizar o check-in através do site da eDreams no computador e fui surpreendida com uma mensagem informando que a reserva estava "meio confirmada" e que os voos não estavam garantidos. De imediato, tentei contactar a vossa empresa, mas constatei que não há qualquer serviço de atendimento ao cliente disponível após as 19h00, o que considero inaceitável tratando-se de uma empresa que comercializa pacotes de viagens. Perante a urgência da situação, seguimos viagem de autocarro para o Aeroporto do Porto, acreditando que o problema pudesse ser decorrente de um eventual overbooking por parte da Ryanair. Chegámos ao aeroporto às 02h30 e tivemos de aguardar até às 04h00 para sermos atendidos presencialmente pela companhia aérea, que, de forma clara e inequívoca, nos informou que a falha era da vossa empresa, visto que não havia qualquer registo de bilhetes emitidos em nosso nome. Fomos informados de que, muito provavelmente, a vossa empresa vendeu o pacote por um determinado valor, mas não adquiriu os bilhetes a tempo, sendo que, com a variação de preços, optou por não concretizar a compra, sem nos dar qualquer aviso prévio. Em nenhum momento recebemos um e-mail informando-nos da situação, e no vosso aplicativo tudo continuava a figurar como confirmado, o que nos induziu em erro e causou graves transtornos. Tivemos despesas significativas com deslocações, sem mencionar o enorme prejuízo emocional e o desgaste psicológico causados por toda esta situação. Inclusive, trabalhámos horas extraordinárias para conseguirmos disponibilidade nos dias 07 e 10 de março, o que, no final, se revelou em vão. Após regressarmos a casa, contactámos novamente a vossa empresa, que apenas inicia o atendimento a partir das 09h00. A funcionária que nos atendeu reconheceu o erro e garantiu que o reembolso da viagem seria processado. Contudo, entendemos que o mínimo que pode ser feito é reembolsar também os valores pagos pelos autocarros que utilizámos para nos deslocarmos ao aeroporto, bem como o montante despendido para o transporte entre o aeroporto de Paris e o hotel. Diante da gravidade da situação e dos transtornos causados, solicitamos que o reembolso integral dos valores mencionados seja efetuado. Caso contrário, reservamo-nos o direito de adotar as medidas judiciais cabíveis para a devida reparação dos danos sofridos. Ademais, informamos que, face ao transtorno psicológico e emocional que esta situação nos causou, estamos a considerar interpor uma ação judicial para pleitear uma indemnização pelos danos morais sofridos, uma vez que fomos submetidos a um enorme desgaste emocional e prejuízo financeiro injustificado. Contudo, estamos abertos a resolução de forma extrajudicial, de modo a resolver a questão de maneira célere e amigável.
Melhores Cumprimentos,