Exmos. Senhores,
No dia 16/04/2025, fiz uma reserva em meu nome pela Easyjet: ida Paris Orly-Porto 25/04/2025 às 16h15 e regresso Porto-Paris Orly 28/04/2025 às 18h10, com a referência K9CML94 (anexo 1).
Sucede que, no proprio dia 28/04/2025, devido ao apagão, fui por vós informado de que o meu voo tinha sido anulado. Nessa mesma noite, seguindo as indicações da Easyjet, tentei efetuar uma mudança de voo online. Foi-me atribuído o voo 5035 da Iberia, com partida a 29/04/2025, com referência M9GEJ, e recebi mail a confirmar essa transferência (anexo 2).
Porém, no dia 29/04/2025, já no aeroporto, a Iberia informou-me que essa transferência em questão não tinha sido bem-sucedida e que não poderia embarcar. Informaram-me também que havia pelo menos quinze pessoas na mesma situação que eu, e que teria eu de contactar a Easyjet para obter uma solução.
Telefonei por duas vezes à Easyjet nessa manhã de 29/04/2025 (chamadas gravadas):
- às 10h29 para expor a situação (pediram-me para ligar mais tarde)
- às 11h44 para obter uma solução.
No telefonema das 11h44 foi-me dito que a solução seria eu comprar um voo pelos meus meios em qualquer companhia e depois pedir o reembolso. Foi-me inclusivamente dito que qualquer voo com destino a uma cidade do país de destino seria aceite.
Consegui comprar pelos meus meios um voo para o dia seguinte, 30/04/2025, com a TAP Portugal, único voo que encontrei para Paris nesse dia, com o custo de 511,53€ (anexo 3).
Seguindo as indicações dadas por telefone, apresentei o pedido de reembolso nessa mesma tarde de 30/04/2025 pelas 18h30, ao chegar a Paris (case ID : 110017671).
Recebi no dia 02/05/2025 um mail da Easyjet que indicava que a despesa de transportadora alternativa não poderia ser reembolsada pois fora-me facultada transferência gratuita. Reclamei novamente, pois isso não corresponde à realidade.
O dossier foi reaberto (case ID : 110052509) e foi-me pedido para enviar todos os justificativos por mail, o que fiz a 05/05/2025.
Desde esse dia, tenho ligado e escrito para o vosso serviço de clientes praticamente todas as semanas e, de cada vez, me é dada uma resposta incompleta e insatisfatória : insistência na informação falsa de que me foi facultado transporte alternativo, informação de que o caso vai ter de ser de novo analisado, de que se passa algo estranho, de que me enviarão uma resposta, etc.
Venho por isso exigir que me devolvam o valor de 511,53€ que paguei pelo bilhete, no seguimento das vossas instruções telefonicas, bem como a indeminização legalmente prevista pelos prejuízos sofridos. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos.
Cumprimentos.