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Voo cancelado / reembolso por transporte alternativo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Cancelamento de voo

Reclamação

G. S.

Para: EASYJET Airline Company Limited

15/07/2025

Exmos. Senhores, No dia 16/04/2025, fiz uma reserva em meu nome pela Easyjet: ida Paris Orly-Porto 25/04/2025 às 16h15 e regresso Porto-Paris Orly 28/04/2025 às 18h10, com a referência K9CML94 (anexo 1). Sucede que, no proprio dia 28/04/2025, devido ao apagão, fui por vós informado de que o meu voo tinha sido anulado. Nessa mesma noite, seguindo as indicações da Easyjet, tentei efetuar uma mudança de voo online. Foi-me atribuído o voo 5035 da Iberia, com partida a 29/04/2025, com referência M9GEJ, e recebi mail a confirmar essa transferência (anexo 2). Porém, no dia 29/04/2025, já no aeroporto, a Iberia informou-me que essa transferência em questão não tinha sido bem-sucedida e que não poderia embarcar. Informaram-me também que havia pelo menos quinze pessoas na mesma situação que eu, e que teria eu de contactar a Easyjet para obter uma solução. Telefonei por duas vezes à Easyjet nessa manhã de 29/04/2025 (chamadas gravadas): - às 10h29 para expor a situação (pediram-me para ligar mais tarde) - às 11h44 para obter uma solução. No telefonema das 11h44 foi-me dito que a solução seria eu comprar um voo pelos meus meios em qualquer companhia e depois pedir o reembolso. Foi-me inclusivamente dito que qualquer voo com destino a uma cidade do país de destino seria aceite. Consegui comprar pelos meus meios um voo para o dia seguinte, 30/04/2025, com a TAP Portugal, único voo que encontrei para Paris nesse dia, com o custo de 511,53€ (anexo 3). Seguindo as indicações dadas por telefone, apresentei o pedido de reembolso nessa mesma tarde de 30/04/2025 pelas 18h30, ao chegar a Paris (case ID : 110017671). Recebi no dia 02/05/2025 um mail da Easyjet que indicava que a despesa de transportadora alternativa não poderia ser reembolsada pois fora-me facultada transferência gratuita. Reclamei novamente, pois isso não corresponde à realidade. O dossier foi reaberto (case ID : 110052509) e foi-me pedido para enviar todos os justificativos por mail, o que fiz a 05/05/2025. Desde esse dia, tenho ligado e escrito para o vosso serviço de clientes praticamente todas as semanas e, de cada vez, me é dada uma resposta incompleta e insatisfatória : insistência na informação falsa de que me foi facultado transporte alternativo, informação de que o caso vai ter de ser de novo analisado, de que se passa algo estranho, de que me enviarão uma resposta, etc. Venho por isso exigir que me devolvam o valor de 511,53€ que paguei pelo bilhete, no seguimento das vossas instruções telefonicas, bem como a indeminização legalmente prevista pelos prejuízos sofridos. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Mensagens (3)

EASYJET Airline Company Limited

Para: G. S.

16/07/2025

Vossa Ref. : Nossa Ref.: 110273087K9CML94 Ex.mos Srs. Drs., Pela presente acusamos a recepção da reclamação com a referência supra identificada formulada em nome do Sr. Gonçalo Santos, que tinha contratado um voo no 28 de abril de 2025, no voo EJU7779 com saída do aeroporto do Porto (OPO)e com chegada ao aeroporto de Orly (ORY). De modo a procedermos à análise das despesas mencionadas na reclamação, independente de o passageiro ter enviado as mesmas para o nosso serviço de apoio ao cliente, solicitamos que a entidade legal envie para o departamento competente os recibos e facturas correspondentes às despesas da reclamação do passageiro, em conjunto com um documento a comprovar que o passageiro não viajou no voo alternativo providênciado pela companhia aérea. O passageiro poderá solicitar essa informação directamente com a companhia aérea do voo alternativo. A entidade legal poderá enviar em nome do passageiro os documentos solicitados para o endereço de e-mail: claimspt@easyjet.com Solicitamos que os documentos sejam enviados em formato, PDF, JPG ou JPEG, em anexo ao presente email. Ficamos à aguardar o envio dos documentos solicitados para darmos continuidade ao processo. Com os melhores cumprimentos, Rúben Cardoso easyJet Regulatory Support Team follow us: www.twitter.com/easyJet friend us: www.facebook.com/easyJet follow us: www.instagram.com/easyjet book us: www.easyJet.com

G. S.

Para: EASYJET Airline Company Limited

17/07/2025

Vossa Ref.: 110273087K9CML94. Emo. Senhor, Agradeço a sua resposta. Contactei a Iberia para pedir o documento solicitado de que nao viajei com essa companhia aérea no voo IB5035 dia 29/04/2025 (o transporte que a EasyJet me prop^s mas em que nao pude embarcar, como explicado no mail precedente). A Iberia confirma-me por telefone que nao viajei no voo em questao, mas nao me pode fornecer o documento pedido porque esse voo foi operado pela Vueling. Contactei de seguida a Vueling. A Vueling confirma que nao me encontra entre os passageiros, mas nao me pode fornecer um documento que ateste ese facto sem o numero de reserva que a EasyJet fez, e de que nao disponho (nao é o numero que aparece no mail que a EasyJet me enviou, e que anexo de novo). Pedem-me que peça esse dado à EasyJet, que é quem o detém. Solicito portanto que me indiquem o numero de reserva do voo IB5035 operado pela Vueling, de modo a que eu possa solicitar o documento que me pedem. Cumprimentos

EASYJET Airline Company Limited

Para: G. S.

21/07/2025

Vossa Ref. : Nossa Ref.:110273087K9CML94 Ex.mos Srs. Drs., Pela presente acusamos a recepção da reclamação com a referência supra identificada formulada em nome do Sr. Gonçalo Santos, que tinha contratado um voo no 28 de abril de 2025, no voo EJU7779 com saída do aeroporto do Porto (OPO)e com chegada ao aeroporto de Orly (ORY). Informamos que não é possível verificarmos os documentos enviados nas hiperligações no corpo do email. Reiteramos que para procedermos à análise das despesas mencionadas na reclamação, independentemente de o passageiro ter enviado as mesmas para o nosso serviço de apoio ao cliente, solicitamos que a entidade legal envie para o departamento competente os recibos e facturas correspondentes às despesas da reclamação do passageiro. Sobre o comprovativo em que o passageiro não viajou no voo alternativo providênciado pela companhia aérea, informamos que devido ao passageiro indicar que não consegue obter um documento com as respectiva companhia aérea, solicitamos que contacte novamente a Iberia com a seguinte referência M9GEJ. Informamos que o passageiro pode enviar um comprovativo ou uma comunicação pelos meios oficiais da companhia aérea por escrito (via e-mail ou chat) que confirme que o passageiro não compareceu no respectivo voo 5035, no dia 29 de abril de 2025, com partida estimada do aeroporto do OPO às 15:00 e com chegada estimada ao aeroporto de ORY às 18:10. Relembramos que a entidade legal deverá enviar em nome do passageiro os documentos em anexo para o endereço de e-mail: claimspt@easyjet.com Solicitamos que os documentos sejam enviados em formato, PDF, JPG ou JPEG, em anexo ao presente email. Ficamos à aguardar o envio dos documentos solicitados para darmos continuidade ao processo. Com os melhores cumprimentos, Rúben Cardoso easyJet Regulatory Support Team follow us: www.twitter.com/easyJet friend us: www.facebook.com/easyJet follow us: www.instagram.com/easyjet book us: www.easyJet.com


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