back

Violação Proteção Dados/Cobrança valor indevido

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. S.

Para: RYANAIR

09/10/2023

Caros Srs, Venho por este meio denunciar uma situação ocorrida com a empresa Ryanair referente ao check-in online do voo FR 4391 de 8 de outubro de 2023 (17:45) com partida de Marresh(RAK) e destino a Lisboa (LIS), bem como a ilegalidade cometida pelo atendimento no balcão da Ryanair do Aeroporto Internacional de Marrakech-Menara durante o meu processo de check in do voo. Adquiri o bilhete através da eDreams de forma totalmente legal, para minha surpresa não me foi possível fazer o check in online nem adicionar a minha bagagem extra. Foi me cobrada uma tarifa para verificar os meus documentos através de uma plataforma da Ryanair, que não foi capaz de os verificar. Foram inúmeras as tentativas e inclusivamente contactei o serviço de suporte da Ryanair (que pode ser consultado através do registo do meu contacto), que não solucionou o meu problema.Chegando ao aeroporto fui informada que tinha que pagar uma taxa para fazer o check in, check in que não consegui efetuar devido ao sistema fornecido pela Ryanair não estar a funcionar, e serviço pelo qual já tinha pago previamente (Express Verification). Mais gravosamente ocorreu uma situação no balcão de check-in que constitui uma violação do direito à proteção dos meus dados pessoais. Ao fazer o pagamento do check-in no balcão da Ryanair do aeroporto de Marrakech os dados do meu cartão foram registados e utilizados para fazer o pagamento, sem o meu consentimento. A Ryanair é uma empresa europeia e utilizar dados sem consentimento constitui uma ilegalidade, como consta do Regulamento (UE) 2016/679 relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados.Em primeiro lugar, venho por este meio solicitar que a Ryanair apague os dados do meu cartão de crédito, que foram utilizados ilegalmente, caso contrário serei obrigada a mover um processo legal contra a empresa. Solicito também que essa ação seja sucedida de uma comunicação por escrito declarando que os respectivos dados foram eliminados do sistema.Venho também requerer que o valor que paguei por um serviço não prestado e que me foi cobrado pela Ryanair me seja ressarcido, serviço esse denominado Express Verification. Bem como o reembolso total do valor referente ao check-in, que não me foi possível efetuar por uma razão que me é alheia e imputável única e exclusivamente à Ryanair.Fico a aguardar as vossas diligências.Atenciosamente,Joana Saraiva

Mensagens (1)

RYANAIR

Para: J. S.

30/10/2023

Your request (41438100) has been updated. To add additional comments, reply to this email. MAD Gonzalo Miró (Ryanair) 30 Oct 2023, 14::49 GMT Your reference: CPTPT01892822-61Ryanair Ref: 41438100Dear Sir/Madam,We acknowledge receipt of your correspondence on behalf of JOANA SARAIVA.We regret to inform you that we cannot comply with your request for reimbursement. Check-in at the airport and the issuance of the boarding card at the airport are subject to a fee. These are listed in our of charges, which is open to all our customers. We provide a link for verification purposes:s:www.ryanair.com/es/es/informacin-util/centro-de-ayuda/tasasThis is specified, in turn and preventively, in our General Terms and Conditions of Carriage accepted by the customer at the time of purchase.Kind regards,GonzaloRegulator Support Specialist Reclamacao 9 Oct 2023, 13:08 IST EXTERNAL EMAIL:This email originated from outside of the Ryanair Group organisation. Do not click links or open attachments unless you recognise the sender and know the content is safe. E-MAIL DISCLAIMER This e-mail and any files and attachments transmitted with it are confidential and may be legally privileged. They are intended solely for the use of the intended recipient. Any views and opinions expressed are those of the individual author/sender and are not necessarily shared or endorsed by Ryanair Holdings plc or any associated or related company. In particular e-mail transmissions are not binding for the purposes of forming a contract to sell airline seats, directly or via promotions, and do not form a contractual obligation of any type. Such contracts can only be formed in writing by post or fax, duly signed by a senior company executive, subject to approval by the Board of Directors.The content of this e-mail or any file or attachment transmitted with it may have been changed or altered without the consent of the author. If you are not the intended recipient of this e-mail, you are hereby notified that any review, dissemination, disclosure, alteration, printing, circulation or transmission of, or any action taken or omitted in reliance on this e-mail or any file or attachment transmitted with it is prohibited and may be unlawful.If you have received this e-mail in error please notify Ryanair Holdings plc by contacting Ryanair Holdings plc (Company No. 249885)Ryanair DAC. (Company No. 104547). Registered in the Republic Of Ireland. Airside Business Park, Swords, Co Dublin, Ireland.trigger_logic_for_ryanairRyanair Holdings plc (Company No. 249885)Ryanair D.A.C. (Company No. 104547).Registered in the Republic of Ireland. With registered address Airside Business Park, Swords, Co. Dublin, Ireland.[GY21LZ-GDGNX]


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.