back

Violação da Garantia Legal

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. P.

Para: Xiaomi Store Portugal

10/09/2025

Exmos. Senhores, Adquiri um trotinete da marca Xiaomi, modelo 4 Pro, pelo valor de 479,99€. Passados apenas 3 meses de uso, o equipamento apresentou um defeito e foi encaminhado pela loja Xiaomi do Colombo para a assistência técnica da Tamet. Recebi um orçamento no valor de 421,32€, acompanhado da informação de que a garantia foi recusada devido a suposta oxidação na placa controladora, placa de carga e bateria. Esta situação é inaceitável e contraria a legislação em vigor pelas seguintes razões: 1. O trotinete está dentro do prazo de garantia legal de 3 anos, prevista no Decreto-Lei n.º 84/2021. 2. A ocorrência de oxidação em tão curto espaço de tempo, em equipamento que o fabricante anuncia como tendo vedação apropriada, configura um defeito de fabrico ou de conformidade, e não uso incorreto do consumidor. 3. A assistência não apresentou prova técnica que demonstre mau uso da minha parte. 4. O orçamento apresentado é praticamente equivalente ao preço de compra, o que é manifestamente desproporcional. Face ao exposto, considero que a Xiaomi e a assistência técnica estão a recusar indevidamente a cobertura da garantia legal, violando os direitos do consumidor. Exijo a reparação ou substituição do equipamento sem custos, ou, em último caso, a resolução do contrato e reembolso do valor pago. Solicito à DECO Proteste que acompanhe e interceda nesta reclamação, dado que os meus direitos enquanto consumidor estão a ser lesados. Com os melhores cumprimentos,

Mensagens (2)

Xiaomi Store Portugal

Para: P. P.

26/09/2025

Exma. Senhora Poliana Pereira, Os nossos melhores cumprimentos. Reportando-nos ao assunto melhor identificado em epígrafe, o qual mereceu a melhor atenção por parte da Select Smart, Lda., somos pelo presente a informar as conclusões obtidas após competente análise. Nestes termos, informamos que a pretensão que nos dirige não poderá ser atendida considerando que a Select Smart, Lda. não possui assistência técnica nas lojas Xiaomi Store Portugal, sendo a Tamet, a reparadora oficial da marca e acreditada pela mesma. Deste modo, relembramos que a Select Smart, Lda. não é responsável pelos relatórios técnicos emitidos pela Tamet ou quaisquer conclusões contidas nos mesmos, uma vez que a análise técnica é efetuada pela Tamet. Não obstante, verificamos que o equipamento foi devidamente remetido à Tamet para a devida análise técnica, tendo a mesma concluído que este perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante, uma vez que apresenta oxidação na bateria, na placa controladora e na placa de carga. Posto isto, a Tamet indica que é necessário proceder à substituição da placa controladora, da placa de carga e da bateria, pelo que emitiu o orçamento para a reparação necessária. Encontramo-nos totalmente disponíveis para proceder a qualquer outro esclarecimento. Renovando os melhores cumprimentos, O ProvedorXiaomi Store Portugal Select Smart Lda Rua Antero de Quental, 351 4455-586 Perafita, Portugal www.xiaomistore.pt provedor@xiaomistore.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 10 de setembro de 2025 19:01 Para: provedor@xiaomistore.pt Assunto: Violação da Garantia Legal ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

P. P.

Para: Xiaomi Store Portugal

26/09/2025

Exmos. Senhores, Agradeço a vossa resposta, mas não posso aceitar a vossa posição, uma vez que esta não se encontra em conformidade com a lei aplicável. 1. De acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, a responsabilidade pela garantia legal de conformidade recai sobre o vendedor, e não sobre a assistência técnica. Assim, a Select Smart, Lda. não pode declinar responsabilidades remetendo para a Tamet, uma vez que o contrato de compra e venda foi celebrado convosco. 2. O relatório técnico apresentado pela Tamet limita-se a alegar “oxidação” sem demonstrar prova inequívoca de mau uso da minha parte. Nos termos da lei, durante os primeiros 2 anos da garantia, presume-se que qualquer defeito é de origem (artigo 12.º, n.º 2), cabendo ao vendedor provar o contrário – o que não sucedeu. 3. O equipamento em causa tem apenas 3 meses de utilização, o que torna a alegada oxidação um claro indício de defeito de fabrico ou de falta de conformidade, tanto mais que o fabricante anuncia o produto como possuindo vedação contra agentes externos. 4. O orçamento apresentado (421,32 €) é desproporcional e aproxima-se do valor de aquisição (479,99 €), o que reforça ainda mais a necessidade de resolução adequada da situação ao abrigo da lei. Face ao exposto, reitero o pedido de: • Reparação gratuita do equipamento, ou, caso tal não seja possível, • Substituição por um novo, ou, em último caso, • Resolução do contrato com restituição integral do valor pago. Informo ainda que, em caso de manutenção da recusa, irei avançar a presente situação para a DECO Proteste, ASAE e Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, de modo a assegurar o cumprimento dos meus direitos legalmente reconhecidos. Aguardo a vossa resposta no prazo de 10 dias úteis. Com os melhores cumprimentos, Poliana Pereira


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.