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Venda forçada de seguro e serviço não solicitado (VPN) na iStore Vasco da Gama

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. C.

Para: Istore

27/07/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, solicitar o vosso apoio jurídico urgente devido a uma prática que considero gravemente lesiva dos meus direitos enquanto consumidor. No dia 5 de dezembro de 2023, adquiri um iPhone 15 Pro 256GB na loja iStore Vasco da Gama. Durante a compra, o colaborador identificado como VASCO03 informou-me que a contratação de um seguro de 2 anos no valor de 329,99 € era obrigatória para efetuar a compra — o que é falsa e abusiva. Senti-me coagido e sem alternativa, pois foi-me dito que sem esse seguro a compra não seria possível. Além disso, só após a compra percebi que tinha sido adicionada à fatura uma VPN (ClearVPN) no valor de 129,00 €, sem qualquer consentimento, explicação ou menção verbal durante o processo de venda. Ou seja, um total de 458,99 € foi-me cobrado indevidamente, de forma enganosa, desonesta e sem qualquer base legal. Esta conduta configura, a meu ver, uma violação clara do Decreto-Lei n.º 24/2014, Artigo 9.º, nomeadamente: • Prática comercial desleal • Serviços não solicitados • Venda sob coação e informação enganosa Para agravar a situação, devido ao aumento inesperado do valor total da compra, fui forçado a recorrer ao pagamento em 4 prestações através da Floa Bank, quando a minha intenção inicial era pagar em apenas 3. Esta alteração imposta teve impacto direto na minha gestão financeira. Desde então, tentei resolver a situação por via pacífica e institucional: • Apresentei reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico (16/07/2025) • Fiz exposição no Portal da Queixa • Enviei e-mail para o provedor da iStore Não obtive qualquer resposta útil ou proposta de resolução por parte da iStore até à data. Apenas recebi uma mensagem genérica, sem desenvolvimento posterior. Neste contexto, venho solicitar: 1. Apoio jurídico imediato da DECO enquanto subscritor 2. Contacto da vossa parte à entidade visada 3. Pedido formal de reembolso do montante de 458,99 € Em anexo envio: • A fatura da compra Aguardo o vosso acompanhamento e agradeço desde já toda a ajuda na defesa dos meus direitos enquanto consumidor.

Mensagens (1)

Istore

Para: R. C.

28/07/2025

Exmo. Senhor Ricardo Camilo, Os nossos melhores cumprimentos. Reportando-nos ao assunto melhor identificado em epígrafe, o qual mereceu a melhor atenção por parte da ISTORE S.A., somos pelo presente a informar as conclusões obtidas após competente análise. Nestes termos, informamos que a pretensão que nos dirige não poderá ser atendida considerando que por parte dos colaboradores da iStore são prestados todos os esclarecimentos devidos antes da aquisição de qualquer serviço. Efetivamente, no dia 05 de Dezembro de 2023 V. Exa. adquiriu um equipamento iPhone 15 Pro na iStore do Vasco da Gama, juntamente com um seguro contra danos acidentais, roubo ou furto para 2 anos no valor de 339,99 € e o serviço plusCARE que incluía a ClearVPN e um conjunto de diversas vantagens para aderentes no valor de 129,00 €. Ademais, a compra foi efetuada em pagamento fracionado através da FLOA, motivo pelo qual V. Exa. terá sido aconselhado a contratar o seguro em causa. Não obstante, atendendo ao tempo decorrido desde a data de aquisição do equipamento e dos serviços em questão, cerca de 1 ano e 7 meses, e à aproximação do fim do período de cobertura do seguro, não poderá a iStore aceitar a sua pretensão. Encontramo-nos totalmente disponíveis para proceder a qualquer outro esclarecimento. Renovando os melhores cumprimentos, Provedor Rua Antero de Quental, 351 4455-586 Perafita Portugal www.istore.pt provedor@istore.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 27 de julho de 2025 13:45 Para: provedor@istore.pt Assunto: Venda forçada de seguro e serviço não solicitado (VPN) na iStore Vasco da Gama ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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