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Venda enganosa

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. C.

Para: Prosegur Alarmes

15/01/2024

Contrato I38099741.2Contratei os serviços da Prosegur para a instalação de um alarme na minha casa depois de o vendedor ter feito uma oferta irrecusável ao meu irmão (a casa é minha e do meu irmão). Esta oferta foi feita ao telefone e consistia num contrato de 3 anos com desconto das mensalidades em mais ou menos 50%, pela duração do contrato. Quando o vendedor mandou o contrato para assinar digitalmente, o meu irmão notou que apesar deste dizer que o valor da mensalidade era de 20€+Iva, nas observações, em letras bem pequenas, dizia que o desconto era válido por 6 meses. O meu irmão telefonou imediatamente ao vendedor e explicou a situação, ao que este disse para ignorar o que dizia nas observações, pois isto era prática normal da empresa, e que o desconto era válido durante o contrato todo. Acreditando na sua palavra, até porque na proposta de contrato mandada no dia anterior só era mencionado o valor descontado de 20€+Iva, decidimos avançar. Esta é a cópia do email que o meu irmão me mandou no dia 6/12/23 antes de assinar o contrato:Isto assim já é interessante. Disse a ele para avançarmos, dependendo de tu concordares.O preço mensal de 25€ é válido por 3 anos e depois pode-se renegociar. Tb faz um desconto na instalação, 135+Ivaconcordas?Email para o vendedor no dia 8/12/23 depois de assinar o contrato e ter pago a instalação: Bom dia P****. Transferencia efetuada como combinado. Por favor não se esqueça que vamos instalar 2 sensores de movimento interior no anexo em frente á casa principal. Não os vejo mencionados no contrato. Qualquer coisa, disponha e até dia 20.Dia 20 de Dezembro, dia da instalação:A técnica da Prosegur não tinha o equipamento todo com ela porque o vendedor se tinha esquecido de atualizar o contrato e de lhe dizer que iam ser instalados 2 sensores extra. Por esse motivo não assinei os documentos até que a instalação fosse terminada. Ela instalou o que pôde, e fiquei a aguardar que me dissessem alguma coisa. No dia seguinte decidi telefonar à Prosegur para apurar o ponto da situação. Foi então que percebi que afinal o que dizia nas observações do contrato era efetivo. O desconto da mensalidade era sómente por 6 meses e que passado esse período passava ao preço normal. Expliquei que isso não era o que me tinha sido dito pelo vendedor, e que se fosse este o caso, pretendia cancelar o contrato. Ou seja, o vendedor não contou a verdade.Depois de várias trocas de emails entre eu próprio, o vendedor e o seu chefe imediato (emails que posso fornecer) em que o vendedor desmente que tivesse disso que o desconto era por 6 meses, mas que afirma que o contrato era por 2 anos (na realidade são 3 anos), manifestei novamente a minha vontade de cancelar o contrato. Em duas conversas telefónicas com o chefe do vendedor nos dias 21 e 22, este ofereceu-se para falar com o Diretor de Vendas e tentar encontrar uma solução. Disse-lhe então que se não me desse uma resposta até dia 24, iria formalizar o pedido de cancelamento do contrato, o que acabei por fazer (Até hoje, esta pessoa nunca me contactou com uma solução). Foi-me então dito para fazer o pedido de cancelamento por escrito, que foi feito e enviado dia 26. Foram entretanto trocados vários emails a 27 e 29 de Dezembro e o documento requerido a pedir a rescisão do contrato enviado diretamente para o email - info.alarmes@servcliente.prosegur.com - com conhecimento ao chefe do vendedor e também diretamente na nossa conta/Área de cliente.A Prosegur afirma que iria cancelar o contrato dentro de 30 dias, mas o que é certo é que a instalação nunca foi acabada e não só ainda não reembolsaram o valor desta, como não vieram buscar o equipamento. Entretanto estão a tirar o valor das mensalidades da nossa conta. Isto não devia acontecer por um lado porque a instalação não está terminada e por outro lado porque requisitei o término do contrato dentro do período previsto pela lei. Já cancelei o débito direto mas esta situação é inaceitável. A Prosegur foi informada que, desde que pedimos o cancelamento do contrato, o equipamento não foi, new irá ser usado. Por isso o alarme está instalado mas nunca foi ativado. Se parece bom demais para ser verdade é porque provavelmente é mentira. Que sirva de aviso!


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